O Renascimento do Cavaleiro das Trevas nas histórias em quadrinhos!
O Renascimento do Cavaleiro das Trevas nas histórias em quadrinhos!
As aventuras do Batman estão cada vez melhores em DC: Renascimento!
O Cavaleiro das Trevas nunca foi um personagem que sofreu por ter histórias ruins. Longe disso.
Na verdade, boa parte dos leitores sempre reclamou do protagonismo que o Cavaleiro das Trevas usufrui na mão de alguns roteiristas. Mesmo assim, o herói continua tendo destaque seja qual for a fase da DC Comics.
Mesmo nos Novos 52, quando a qualidade de algumas revistas foi questionada pelos fãs, o Batman seguiu firme e forte com roteiristas como Scott Snyder, David Finch e Grant Morrison no comando de suas histórias.
Com a chegada de DC Renascimento, alguns ainda ficaram preocupados com o rumo que suas histórias tomariam, mas logo a desconfiança se transformou em admiração… mais uma vez.
Não entrarei no mérito do Batman sempre ter soluções improváveis para um humano comum ou a Batfamília possuir praticamente mais revistas do que todos os outros títulos juntos. Mas isso só comprova uma coisa: O Batman vende! E vende muito bem, obrigado.
Por mais que existam pessoas que não curtam o fato da DC utilizar o personagem em praticamente toda produção, é inquestionável que o Homem-Morcego permanece como um ícone inabalável dentro da editora, e muito disso se deve a dois fatores, um muito interligado ao outro.
O primeiro é que o personagem já se estabeleceu como um símbolo da cultura pop há muitos anos.
As pessoas usam camisetas, chaveiros, tênis, capas para celular [a lista é infinita] estampadas com o símbolo de um personagem que já existe há mais de 75 anos (pra ser mais preciso, ele comemora 78 anos em 2017)!
E é claro que quando você tem um apelo tão forte em mãos, você não pensará duas vezes antes de usá-lo. Aliás, pensará sim. Não apenas duas, mas três, quatro, cem vezes, na melhor maneira de aproveitar-se da imagem deste ícone.
É aqui que entra o segundo fator da equação. A DC sabe da força do Batman e é por isso que, por mais que o mundo possa estar desabando ao seu redor, ele permanecerá inabalável. Com os melhores roteiristas, os melhores desenhistas e as melhores histórias da editora.
E não há porque reclamar!
É graças ao personagem que nós fomos agraciados com alguns dos mais ricos heróis e vilões das histórias em quadrinhos. Sem o Batman nós não teríamos o Coringa, admirado por muitos como um dos maiores vilões das HQs.
Isso sem falar na imensa galeria de heróis da Batfamília!
Dick Grayson é um dos favoritos de muitos leitores da DC Comics, com uma história de origem tão trágica e um desenvolvimento tão profundo quanto o do próprio Homem-Morcego.
O mesmo pode ser dito de Barbara Gordon, Tim Drake, Helena Bertinelli e tantos outros personagens que evoluíram de maneira magnífica ao longo dos anos. Sem contar os novos heróis com potencial para se tornarem grandes medalhões como Duke Thomas e Claire Clover.
Fato é que as histórias do Batman continuam atraindo os fãs. Seja em sua revista solo, em Detective Comics ou Grandes Astros Batman, o personagem continua sendo peça central de algumas das maiores histórias da editora. Até mesmo a responsabilidade de salvar o mundo, no crossover entre Liga da Justiça e Esquadrão Suicida, recaiu sobre as costas de Bruce Wayne.
Graças aos grandes nomes que continuam vinculados aos títulos do personagem, as tramas se tornaram cada vez mais envolventes. O arco inicial do Batman em DC Renascimento, introduziu uma das personagens mais interessantes dessa nova geração de heróis, a Gotham Girl.
Até mesmo personagens secundários como o Cara de Barro, Pierrô e Colombina, Tigre de Bronze e, acreditem, o Homem-Pipa são construídos de maneira a instigar a leitura dos fãs.
Algo que vem se tornado prática comum nos quadrinhos, nos últimos anos, são arcos envolvendo diversos títulos. Isso pode deixar alguns leitores confusos, já que é muita coisa pra acompanhar, mas te ajuda a conhecer novas histórias e personagens. O que é fascinante.
Foi assim que me senti quando comecei a ler Batman, tive de passar pelo crossover entre Liga da Justiça e Esquadrão Suicida e acabei na revista da Supergirl!
O universo dos quadrinhos está cada vez mais integrado e ter grandes personagens para guiar a viagem dos leitores por entre as tramas é algo crucial.
Se você sempre se interessou em ler as aventuras do Batman, mas não sabia por onde começar, Renascimento é o ponto de partida perfeito. Se você já é um leitor de quadrinhos, mas ainda não estava convencido de que valia a pena enveredar-se por Gotham City, não perca mais tempo!
Prepare seu manto, fique atento ao holofote nos céus e renasça ao lado do Cavaleiro das Trevas.
Não se esqueça que no dia 23 de Setembro nós celebraremos o Dia do Batman em São Paulo. A comemoração acontece no Centro Cultural São Paulo, à partir das 17 horas. Confira como participar clicando aqui!
Confira também!
Agora que a notícia acabou, aproveita para conferir o vídeo mais novo no nosso canal!