Diretor de Logan está preocupado com a compra da Fox pela Disney!
Diretor de Logan está preocupado com a compra da Fox pela Disney!
James Mangold tem grandes questões sobre esse possível marco na história do cinema!
Ainda em negociações, mas podendo ser anunciada a qualquer momento, a compra da 20th Century Fox pela Walt Disney é um dos assuntos mais impactantes do final do ano, uma vez que traria uma mudança estrutural à cadeia de produção de Hollywood, e criaria um efeito dominó em diversos outros estúdios e produtoras menores.
Há quem seja muito a favor e há quem seja muito contra essa venda, mas há também quem esteja ponderando os dois lados dessa moeda. Após ter dirigido Logan, uma das grandes obras-primas do cinema de super-heróis, o diretor James Mangold deu uma entrevista ao Deadline durante um painel de exibição do filme.
Na entrevista, Mangold conversou um pouco com o público a respeito dos acordos entre Disney e Fox. Sua preocupação principal diz respeito à produção atual de filmes de cada estúdio, e se a compra de um por outro interferiria na quantidade de filmes lançados pela Fox:
“Se eles estão realmente alterando seus mandatos, se isso é o que eles pretendem alterar, será triste, porque significa que teremos menos filmes. Eu só espero que acabemos tendo algo positivo no que diz respeito a filmes.”
Outro questionamento importante diz respeito aos filmes com classificação indicativa Rated-R (que, nos Estados Unidos, “equivale” ao +18 da classificação brasileira), sobretudo no que diz respeito a super-heróis. A Fox deu um grande passo para esse tipo de filme com a produção de longas como Deadpool, Logan e Novos Mutantes.
“O que realmente acontece quando você faz um filme Rated-R, nos bastidores, é que o estúdio precisa se ajustar ao fato de que não irá produzir um McLanche Feliz. Não existirão action figures. O lado de licenciamento e merchandising para vender o filme para crianças acaba antes mesmo de começar. E quando isso está morto, significa que você está fazendo um filme de adultos.”
Por fim, o diretor ainda falou da questão mercadológica por trás desses filmes, e como é difícil ver histórias onde os personagens são mortos em filmes de super-heróis num geral, já que a marca e a franquia financeira muitas vezes supera a necessidade narrativa:
“Já estamos cooptados a essa ideia de que filmes não são histórias, mas entidades de mercado. Você não pode matar os personagens porque eles valem muito dinheiro.”
Abaixo, confira imagens de Logan, o terceiro e último filme solo do Wolverine de Hugh Jackman:
Logan está disponível em DVD, Blu-Ray e mídias digitais.