Attack On Titan: 2.09 – Cada Titã no seu galho!
Attack On Titan: 2.09 – Cada Titã no seu galho!
O episódio dessa semana é intitulado Abertura e mostra o confronto entre Reiner, Bertholdt, Ymir e Eren depois da colossal batalha entre os Titãs.
Depois do último episódio, era de se esperar que a série acelerasse a trama. Afinal de contas, já entramos no terço final da Segunda Temporada e até agora mais perguntas foram levantadas do que respondidas.
Mas, para frustração de alguns – e eu me incluo nisso, o episódio focou no desenvolvimento da personalidade de Bertholdt e Reiner. Aliás, na dupla personalidade de Reiner. Abertura serviu para nos mostrar o quão complexo o personagem é. Uma profundidade, talvez, maior que a do próprio protagonista.
Reiner surgiu como um traidor que deveria meramente se infiltrar na Tropa Exploratória para cumprir sua missão, seja ela qual for. Mas, com o passar do tempo, ele acabou misturando suas missões e fracionando sua personalidade. Assim, em sua mente, realmente existe um Reiner justo e leal que se preocupa em salvar a humanidade, mas também há o Reiner original, o Guerreiro enviado para cumprir sua missão. É por isso que Bertholdt está sempre ao seu lado, para lembrá-lo do que ele realmente é.
Eren, mais uma vez, apenas gritou e continuou com seu discurso de vingança – o qual já decoramos desde os primeiros capítulos. Mas esse foi o momento que ele teve para digerir os acontecimentos da Segunda Temporada. Se pararmos para pensar, a Primeira Temporada envolveu diversos anos, enquanto a nova trama se passa em alguns dias. No entanto, os diálogos nunca foram o ponto forte do anime, que se sustenta mais por seus momentos de ação.
Ymir permanece uma incógnita. Nós não sabemos sua motivação e nem de que lado ela acabará, o que nos deixa, mais uma vez, em uma situação onde nada parece confiável. Nós não sabemos onde está o inimigo, mas a ordem de Hange pode ajudar a dar um passo em direção à resposta.
Por mais que tenha dado algum avanço, quase milimétrico, na compreensão da história e que muita gente diga que o anime está fiel ao mangá, ainda trata-se de uma adaptação para uma nova mídia e que deveria saber equilibrar os elementos para manter o público ligado à trama. A sensação que fica é que tudo o que foi mostrado nesse episódio poderia ter sido mesclado no capítulo anterior ou mesmo no próximo que virá, até porque ele é interrompido abruptamente deixando o espectador confuso e, mais uma vez, sem respostas.
Agora que a notícia acabou, aproveita para conferir o vídeo mais novo no nosso canal!