Punho de Ferro – Produtor da série diz que o herói não cairá em estereótipo racista!
Punho de Ferro – Produtor da série diz que o herói não cairá em estereótipo racista!
Apesar de ter sido criado como um personagem caucasiano, o Punho de Ferro sempre teve uma história muito oriental nas HQs, o que sempre foi alvo de polêmicas. Quando a série foi anunciada, muitos fizeram campanha para escalar um ator asiático no papel principal, o que se provou ineficaz quando Finn Jones foi chamado para viver Danny Rand. Agora, o produtor da série da Netflix revela que eles irão deixar de lado um estereótipo racista do personagem!
Na mídia ocidental, é comum termos os chamados “white saviors” – ou “salvadores brancos“. Tratam-se de personagens brancos que acabam passando pela experiência de culturas minoritárias e se tornam heróis para povos estrangeiros, pregando uma figura imperialista “bondosa” e pondo em cheque a representatividade de outros povos não-caucasianos. Basta lembrar de filmes como Diamante de Sangue e O Último Samurai, além do vindouro A Grande Muralha.
Entretanto, o produtor Scott Buck, que serve de showrunner para Punho de Ferro já disse que a série irá fugir desse estereótipo usado nos quadrinhos: “Quando a Marvel me apresentou essa ideia, eu nunca tinha ouvido falar de Danny Rand ou do Punho de Ferro. Eu nunca tinha lido os quadrinhos. O que Jeph Loeb me mostrou foi esse personagem, e sua história me fisgou. Eu fiquei intrigado. Eu aprendi sobre seus outros aspectos depois, e posso dizer definitivamente que Danny não será um salvador branco. Ele está tentando salvar apenas a si próprio.”
Esse é um ponto positivo para a série, que está evitando ao máximo as controvérsias e polêmicas com relação à representatividade de grupos asiáticos. Vários atores ásio-americanos foram escalados para papeis importantes na série, de modo que teremos uma boa distribuição de papeis – ainda mais com um núcleo oriental na cidade sagrada de K’un-Lun.
Punho de Ferro estreia em 17 de março de 2017.
Fonte: Heroic Hollywood