X-Men ‘97: Tudo sobre Lilandra Neramani, imperatriz Shi’ar

Capa da Publicação

X-Men ‘97: Tudo sobre Lilandra Neramani, imperatriz Shi’ar

Por Junno Sena

X-Men ‘97 está dando espaço para apresentar e reapresentar personagens importantes do universo mutante. No sexto episódio da série, Morte em Vida – Parte 2, temos o retorno de Lilandra Neramani e, junto, uma curiosa trama envolvendo o império Shi’ar. Nessa lista, descubra tudo sobre a Majestrix, imperatriz dos alienígenas.

Imagem de capa do item

Primeira aparição

Criada por Chris Claremont e Dave Cockrum, Lilandra Neranami, também conhecida como Majestrix, a imperatriz do povo Shi’ar, deu as caras pela primeira vez nos quadrinhos da Marvel em Uncanny X-Men #97, de 1975. Porém, na edição, a personagem surge apenas como uma criatura mascarada nos sonhos de Charles Xavier.

A identidade de Lilandra é apenas revelada algumas edições mais tarde, em Uncanny X-Men #105, quando a alienígena finalmente encontra os X-Men e, junto, pede ajuda em uma questão de vida ou morte.

Imagem de capa do item

A Saga da Fênix

Lilandra é introduzida na história dos X-Men antes dos eventos responsáveis por Jean Grey se tornar a Fênix, porém, é oficialmente apresentada algumas edições depois de conhecermos a entidade cósmica.

Em Uncanny X-Men #105, Lilandra se teleporta para a Terra em busca da ajuda de Charles. A alienígena conta que tem se comunicado telepaticamente com o Professor X nas últimas semanas, porém, apenas conseguiu entrar em contato pessoalmente com o mutante naquele instante. O motivo desse encontro é D’Ken, irmão de Lilandra e imperador dos Shi’ar, e seus desejos de dominar o resto do universo.

Lilandra conta sobre uma recente descoberta sua, o Cristal M’kraan e os desejos de D’Ken em utilizá-lo para seu próprio benefício. Em busca de proteger todo o universo, Lilandra pede ajuda da Fênix e dos X-Men para derrotarem D’Ken e tirá-lo do poder. Felizmente, os mutantes conseguiram impedi-lo e, junto, garantiram que Lilandra se tornasse imperatriz dos Shi’ar.

Imagem de capa do item

Charles Xavier e Lilandra

No primeiro encontro de Xavier e Lilandra, um romance já estava florescendo. O casal avançou a relação quando o mutante acreditou que seus alunos haviam morrido durante uma de suas missões. Devastado com a notícia, Xavier decidiu se tornar o consorte de Lilandra, agora conhecida como Majestrix.

Os dois permaneceram juntos por um tempo no Mundo do Trono Shi’ar, mas Xavier se viu retornando a Terra quando percebeu o perigo que a Fênix representava para toda a humanidade.

Imagem de capa do item

A Saga da Fênix Negra

Quando a Fênix se tornou Fênix Negra, Lilandra e o império Shi’ar decidiram intervir. A nova entidade havia destruído uma nave Shi’ar e um planeta aliado do povo alienígena, o que significava que esse poder precisava ser controlado.

Xavier, então, solicitou um julgamento por combate, o que colocou uma Jean Grey recém curada de sua loucura e o resto dos X-Men contra os Shi’ar. Pensando em salvar a todos, Jean se sacrificou, colocando um fim na história da Fênix, mas também a de Majestrix.

Sua irmã, Cal’syee Neramani, também conhecida como Rapina, viu naquele o momento perfeito de tomar o trono para si. Lilandra, então, deixou de ser imperatriz e foi exilada.

Imagem de capa do item

Piratas Siderais

Uma vez exilada, Lilandra decidiu se unir aos Piratas Siderais, equipe liderada por Corsair. Assim como em X-Men: A Série Clássica, Lilandra percebeu que Xavier estava prestes a morrer, o que a fez buscar seu antigo amante na Terra e levá-lo consigo. Após o mutante ser curado de seus ferimentos, Lilandra passou a lutar ao lado de Xavier e os Piratas, como rebeldes e exilados.

A equipe enfrentou desde Rapina até os Kree, porém, o casal não sobreviveu à segunda retomada de poder de Lilandra. A Shi’ar retornou ao posto de imperatriz enquanto Xavier retornou aos seus X-Men.

Imagem de capa do item

Cassandra Nova Xavier

Anos mais tarde, Lilandra encontrou uma nova ameaça ligada a Xavier e os X-Men: Cassandra Nova. A irmã gêmea de Charles tomou posse da mente e corpo de Lilandra e forçou a Guarda Imperial Shi’ar a aniquilar os X-Men. O dano causado à mente de Lilandra foi tão extenso que a alienígena chegou a tentar assassinar Xavier, uma vez que acreditava ser Cassandra.

Imagem de capa do item

Morte pelas mãos do Falcão de Aço

Enfrentar Cassandra causou um novo exílio sofrido pela imperatriz. Mas, desta vez, foi D’ken quem providenciou o golpe. Posteriormente, o marido de Rapina, Vulcan, mataria o imperador e reivindicava o trono por direito de conquista e por seus novos laços com a linhagem real.

Já Lilandra se viu mais uma vez fugindo ao lado dos Piratas Espaciais. Infelizmente, Lilandra morreu pouco tempo depois, pelas mãos do Falcão de Aço, herói que estava sendo controlado por um dos serviçais de Vulcan.

Imagem de capa do item

Lilandra e Xavier tiveram uma filha?

Após as mortes de Lilandra e Xavier, em 2018, Xandra Neramani nasceu. A personagem, filha do casal, deu as caras em Mr. and Mrs. X #1 (X-men: Sr & Sra X em tradução oficial), durante uma das aventuras de Vampira e Gambit.

Nessa história, descobrimos que o material genético de Lilandra e Xavier foi utilizado para criar uma criança. O “ovo” ficou aos cuidados da Shi’ar Cerise e, eventualmente, chegou às mãos da Guarda Imperial.

Ao fim da trama, Xandra não apenas nasce, mas escolhe o seu nome e aparência em homenagem aos pais. Atualmente, a garota é a atual Majestrix do império Shi’ar.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

Apesar de fazer parte do universo dos X-Men, Lilandra não é uma mutante, o que faz de suas principais habilidades provenientes de sua fisiologia alienígena. A Shi’ar possui uma força e resistência sobre humanas, mas, o que a destaca de outros de sua espécie é sua telepatia. Lilandra possui habilidades telepáticas limitadas, especialmente quando o assunto é Charles Xavier.

Imagem de capa do item

Adaptações

A principal adaptação de Lilandra permanece sendo a série animada dos anos 90 dos X-Men, além de X-Men ‘97. Além delas, a personagem deu as caras em Hulk e os Agentes de S.M.A.S.H. e jogos como X-Men (1993), X-Men Legends II e Marvel: Ultimate Alliance.

Curiosamente, nenhuma versão da Lilandra deu as caras em qualquer uma das adaptações da Saga da Fênix Negra nos cinemas.