De Tom Cruise a Timothée Chalamet: 10 atores que quase interpretaram o Homem-Aranha

Capa da Publicação

De Tom Cruise a Timothée Chalamet: 10 atores que quase interpretaram o Homem-Aranha

Por Gus Fiaux

Inquestionavelmente o herói mais famoso e adorado da Marvel, o Homem-Aranha é, sem sombra de dúvidas, muito conhecido graças às suas adaptações para o cinema, e não é à toa, já que temos três versões live-action do herói, e milhares de “variantes” animadas – cortesia da saga Aranhaverso.

E embora conheçamos bem os “rostos” do Aranha no cinema – Tom Holland, Andrew Garfield Tobey Maguire -, temos dezenas de atores que já disputaram pelo papel do escalador de paredes. Aqui, listamos 10 astros que quase interpretaram o Homem-Aranha nos cinemas!

Imagem de capa do item

Tom Cruise

Mundialmente conhecido por seus papéis de galã e astro de ação, como na franquia Missão: Impossível e em Top Gun, Tom Cruise já quase deu vida ao Amigão da Vizinhança. Isso aconteceu na década de 80, quando a Marvel e a Cannon Group estavam desenvolvendo um projeto para o Homem-Aranha nos cinemas.

A ideia não foi para frente, mas isso não impediu os criadores de Homem-Aranha no Aranhaverso de (tentarem) prestar uma homenagem. Em uma das versões originais do roteiro, eles queriam que Cruise desse vida a uma versão alternativa do Amigão da Vizinhança, mas isso infelizmente acabou não acontecendo também.

Imagem de capa do item

Leonardo DiCaprio

Avançando uma década, chegamos ao momento em que James Cameron planejou fazer um filme do herói. No entanto, o projeto nunca saiu do papel, o que frustrou os sonhos de um jovem Leonardo DiCaprio, que chegou a despontar como um dos finalistas para o filme. Anos depois, ele também fez o teste para o primeiro Homem-Aranha de Sam Raimi.

DiCaprio, que havia acabado de estourar com o sucesso de Titanic, bem como seus primeiros projetos, acabou se tornando um nome consolidado em Hollywood, trabalhando ao lado de Martin Scorsese, Quentin Tarantino e Paul Thomas Anderson. Ele também ganhou um Oscar em 2016, por sua atuação em O Regresso.

Imagem de capa do item

Heath Ledger

Embora não esteja mais entre nós, Heath Ledger foi eternizado nas telas de cinema por seu desempenho absurdo - especialmente em Batman: O Cavaleiro das Trevas, onde deu vida ao Coringa. Porém, o que muitos não sabem é que o ator chegou a ser um dos nomes considerados por Sam Raimi para interpretar Peter Parker.

Na época, o astro australiano tinha acabado de despontar com papéis muito elogiados, como na comédia romântica 10 Coisas que Eu Odeio em Você e no drama histórico O Patriota. Como a história nos revelou, Heath perdeu o papel para Tobey Maguire, mas logo conquistou sucesso crítico com O Segredo de Brokeback Mountain e o já citado Cavaleiro das Trevas.

Imagem de capa do item

James Franco

Um caso bem curioso, James Franco chegou a fazer audições para o papel de Peter Parker no primeiro filme da trilogia de Sam Raimi. Ele acabou não conseguindo o papel, e estava muito decepcionado consigo mesmo, até que recebeu uma ligação do próprio Raimi, oferecendo o papel de Harry Osborn, melhor amigo de Parker.

O ator acabou tendo um arco próprio ao longo da trilogia, já que vemos a ascensão e queda do Duende Verde pela perspectiva de Harry, seu filho. Franco inclusive passou de mocinho a vilão em Homem-Aranha 3, onde assumiu o legado criminoso de seu pai - antes de se redimir e se sacrificar por um bem maior.

Imagem de capa do item

Jake Gyllenhaal

Durante um período considerável, o futuro de Tobey Maguire como Peter Parker ficou incerto. Isso porque, após sofrer um ferimento nas costas e ter a sua proposta de aumento de salário recusado pela Sony, o ator quase não voltou para Homem-Aranha 2. Foi desse jeito que o papel passou (bem rapidamente) para as mãos de Jake Gyllenhaal.

O ator nunca chegou a ser contratado oficialmente, e logo Maguire fechou o acordo com o estúdio para retornar na sequência. Curiosamente, Gyllenhaal entrou para o universo do Amigão da Vizinhança mais de uma década depois, quando deu vida ao Mysterio em Homem-Aranha: Longe de Casa. Vale lembrar: Jake e Tobey são amigos de longa data.

Imagem de capa do item

Alden Ehrenreich

Agora passando para a segunda franquia live-action do Aranha no cinema, não podemos nos esquecer quando Alden Ehrenreich foi um dos nomes cogitados para interpretar Peter em O Espetacular Homem-Aranha de 2012. Na época, Ehrenreich ainda era um ator inexperiente, com papéis bem pequenos em filmes independentes e séries de TV.

Talvez por conta disso, ele tenha sido perdido para Andrew Garfield, que assumiu o papel de 2012 a 2014 - além de ter voltado em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, de 2021. Ehrenreich posteriormente deu vida a Han Solo no filme solo (perdão pelo trocadilho) do personagem, e em breve fará sua estreia no MCU em Coração de Ferro, série do Disney+.

Imagem de capa do item

Josh Hutcherson

Outro nome que despontou na corrida para protagonizar O Espetacular Homem-Aranha foi Josh Hutcherson, astro que já fazia filmes desde criança, estrelando em projetos como Zathura e Ponte para Terabítia. Na época, Hutcherson chegou a fazer um teste de cena com Emma Stone e uma audição para uma cena de ação, que chegou a ser vazada na internet.

Como sabemos, o papel acabou indo para Andrew Garfield, mas Josh nem teve tempo de ficar triste. Ainda em 2012, mesmo ano em que O Espetacular Homem-Aranha chegava aos cinemas, Hutcherson fez Jogos Vorazes, o primeiro capítulo de uma saga que logo se tornou febre mundial, adaptando os livros escritos por Suzanne Collins.

Imagem de capa do item

Nat Wolff

Quando foi revelado que o Homem-Aranha se juntaria de vez ao MCU, uma penca de atores jovens foram chamados para fazer o teste para o herói, e vários casos notórios ainda ecoam na cabeça dos fãs. Nat Wolff, ator de A Culpa é das Estrelas e Cidades de Papel - além de The Naked Brothers Band, da Nickelodeon - foi um dos candidatos.

Wolff só revelou isso anos depois, dizendo que teria sido ótimo interpretar o Homem-Aranha, já que esse teria sido um grande papel para sua carreira. O astro tem tido uma filmografia movimentada, com alguns projetos indie e participações em séries aclamadas pela crítica, como The Consultant. E em 2024, ele vai produzir seu primeiro longa-metragem.

Imagem de capa do item

Asa Butterfield

O caso de Asa Butterfield é bem curioso e muitos fãs devem se lembrar. Na época em que a Sony e a Marvel fecharam uma parceria, anunciando que o Homem-Aranha passaria a integrar o MCU, houve uma intensa seleção de candidatos para descobrir quem seria o próximo herói aracnídeo. Logo, o nome de Asa Butterfield apareceu em peso na disputa.

O ator chegou a fazer alguns comentários nas redes sociais, sugerindo que havia conquistado o papel. No entanto, logo a Sony anunciou que Tom Holland seria o novo Amigão da Vizinhança. Butterfield, por outro lado, se tornou um grande astro da Netflix através de Sex Education, série que teve quatro temporadas e se tornou um grande sucesso de crítica e público.

Imagem de capa do item

Timothée Chalamet

Encerrando essa lista, temos o astro franco-americano Timothée Chalamet - que muitos já conhecem por seu papel como Paul Atreides nos filmes da franquia Duna. Chalamet foi um dos cinco nomes na disputa final para o Homem-Aranha, quando o personagem ia fazer sua estreia no MCU, através de Capitão América: Guerra Civil.

Em entrevistas posteriores, o ator conta que estava bem animado com a ideia, mas que também estava passando por uma crise nervosa. Desde então, ele já trabalhou ao lado de grandes cineastas como Denis Villeneuve, Christopher Nolan, Greta Gerwig, Wes Anderson e Luca Guadagnino, além de já ter recebido uma indicação ao Oscar por Me Chame pelo Seu Nome.