Os 10 maiores inimigos do Superman!

Capa da Publicação

Os 10 maiores inimigos do Superman!

Por Márcio Jangarélli

Assim, reunimos os 10 maiores inimigos do Superman, para mostrar que não é só o Morcego de Gotham que possui uma boa galeria de vilões. Considerando o já dito, muitos deles já subiram para o patamar de inimigos da Liga, mas começaram brigando com Clark Kent. Se o seu antagonista favorito do Homem de Aço não está na lista, deixa aí nos comentários!

Tema sugerido pelo leitor Calebe Selman!

Imagem de capa do item

Lex Luthor

O grande nêmesis do Superman e parte da galeria dos vilões mais icônicos e famosos dos quadrinhos, Lex Luthor é um dos homens mais inteligentes e ricos do universo DC. O personagem é tão antigo quando o Homem de Aço, fazendo sua primeira aparição em 1940, criado por Jerry Siegel e Joe Shuster.

Lex já passou por várias fases, com cabelos, careca, presidente, filantropo, fingiu a própria morte, usou a kriptonita de todas as maneiras possíveis para derrubar o Superman, etc. Em outras mídias, ele foi o vilão principal de Superman: O Retorno, está para causar a luta entre o Homem Morcego e o Filho de Kripton nas telonas e já foi até possuído por outro vilão da lista, o Brainiac, na animação da Liga da Justiça.

Imagem de capa do item

Brainiac

Outro famoso da galeria do Homem de Aço, um pouco mais difícil de se explicar, é o Brainiac. Em sua versão pós-Crise, e mais conhecida, o Brainiac era um cientista do planeta Coluan, Vril Dox. O cientista foi condenado a morte em seu planeta e, nos seus últimos suspiros, sua consciência foi atraída para a Terra, para o corpo de Milton Fine, que utilizava o nome Brainiac em apresentações circenses. O novo hospedeiro de Dox possuía poderes psíquicos, uma de suas armas contra o Superman.

Depois dessa jornada, já na Terra, Brainiac teve outras versões, as mais famosas são as robóticas, que, em alguns momentos, tentaram copiar o corpo do Homem de Aço e do Apocalypse, ao qual foi hospedeiro momentaneamente, em outras era um caso de possessão tecnológica; Brainiac tornou-se praticamente uma consciência expandida, que podia assumir máquinas e pessoas. Nas suas várias versões, o Brainiac já lutou algumas vezes ao lado da Liga, como no ataque do Imperiex, além de uma de suas descendentes, a Indigo, ou Brainiac 8, que participou dos Jovens Titãs por um tempo. O vilão foi criado em 1958, por Otto Binder e Al Plastino.

Imagem de capa do item

General Zod

O último vilão do Superman nos cinemas, pelo menos até o Batman chegar, com direito a Lex Luthor e Apocalypse, o General Zod é um dos vilões mais clássicos do Homem de Aço. Também Kriptoniano, Zod era encarregado da defesa militar do conselho de ciência do planeta. Zod, a princípio, tinha como meta salvar o planeta, porém, depois de várias reviravoltas, ele acabou sendo banido para a Zona Fantasma por Jor-El, e, por conta de sua personalidade, para dizer o mínimo, bruta, jurou vingança à toda linhagem da Casa dos El depois disso.

Graças ao exílio, ele escapou da destruição de Kripton e, depois de muito tempo, conseguiu escapar para a Terra, em busca de vingança e, quando viu planeta, querendo conquistar o território para construir uma nova Kripton. O personagem é da autoria de Robert Bernstein e George Papp e apareceu pela primeira vez em 1961.

Imagem de capa do item

Darkseid

Um dos antagonistas mais poderosos e temidos da DC Comics, que logo estará nos cinemas, com as fotos divulgadas de Batman Vs Superman mostrando os símbolo do Reino Ômega; Darkseid, ou Uxas, é apareceu pela primeira vez em 1971.

O personagem faz parte da criação de Jack Kirby com o Quarto Mundo e toda a história dos Novos Deuses. Darkseid tomou o trono do planeta Apokolips e ambiciona tomar todo o Universo. Ele chegou na Terra com o objetivo de decifrar a Equação da Antivida com a mente humana e, assim, encontrou o Superman, com quem criou uma relação de antagonista, porém, já participou das histórias de vários outros heróis, como a Mulher-Maravilha e o ataque à Themyscira, além de já ter se juntado a Lex Luthor ou ao Brainiac em algumas tramas. Vale nota: O Superman já salvou a vida de Uxas uma vez e, em retribuição, o vilão ajudou o herói com o Superman Ciborgue.

Imagem de capa do item

Doomsday

A grande surpresa do último trailer de Batman vs Superman, o Apocalypse da DC, ou Doomsday, é um dos inimigos mais sangrentos do Homem de Aço. A monstruosidade participou de uma das histórias mais famosas de Clark, A Morte do Superman, onde tem uma batalha brutal com o herói, quase-até a morte, que parece estar inspirando o novo filme.

O vilão tem algumas origens diferentes, mas está sempre envolvido com Kripton; A mais conhecida é que ele é um humanoide criado no planeta, antes até da raça Kriptoniana dominar o local. Todo o conceito por trás do monstro é evoluir conforme a batalha/o local pedem, então seu poder está em constante crescimento e sua forma em mutação. Seu ódio pelo Superman e pelos Kriptonianos vem da sua criação no planeta, e suas incontáveis mortes e renascimentos antes de chegar à versão final. Ele apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em 1992 e é uma criação de Dan Jurgens.

Imagem de capa do item

Bizarro

De aliens para clones, o Superman Bizarro é uma cópia imperfeita do Homem de Aço, feito por Lex Luthor. A ideia do Bizarro é baseada no monstro de Frankenstein e internaliza o conceito de criação imperfeita, dando origem a outros Bizarros, cópias de outros personagens DC com as mesmas características inversas, além do Mundo Bizarro, quando ele é banido para o espaço e encontra uma Terra quadrada. Sua característica principal é ser o inverso, quase que uma imagem refletida em um espelho quebrado. O Bizarro apareceu pela primeira vez em 1958 e sua criação ficou por conta de Otto Binder e George Papp.

Imagem de capa do item

Metallo

John Corben, o Metallo, havia sido cotado para aparecer em Batman vs Superman ou em uma futura sequência direta de Homem de Aço, mas nada foi confirmado. O personagem é um dos vilões mais clássicos do Superman, um ciborgue carregado de kriptonita destinado a matar o herói. Além de Kal-El, o Metallo já lutou contra alguns vilões do herói, como Lex Luthor, em suas primeiras histórias, além de já ter se aliado ao Brainiac e ao Gorila Grodd, por exemplo. O personagem foi criado por Robert Bernstein e Al Plastino e teve sua estreia nos quadrinhos em 1959.

Imagem de capa do item

Parasita

O Parasita já teve várias identidades, a primeira como Raymond Jensen, que sofreu um acidente com produtos químicos, transformando-o em um ser parasita de energia com a pele roxa. A premissa dos poderes do personagem é da absorção de energia pelo toque, fazendo do Superman um grande banquete. O personagem já apareceu como Rudy Jones, após a Crise, criado por Darkseid, e Joshua Allen, nos Novos 52, com seu grau de bizarrice aumentando em cada um. O personagem foi criado por Jim Shooter e Al Plastino e apareceu pela primeira vez em 1966.

Imagem de capa do item

Mongul

Mongul, mais um para a lista dos déspotas espaciais, é o líder do Warworld e o responsável por uma das histórias mais clássicas do Homem de Aço, “Para o Homem Que Tem Tudo”, onde ataca o herói com a planta Clemência Negra. Ele trabalhou, por um tempo, com o Superman Ciborgue, quando chegou à Terra, destruindo Coast City. Seu ódio pelo Homem de Aço começou quando o herói se recusou a matar o guerreiro Draaga, em um duelo em sua nave espacial. O personagem é uma criação de Len Wein e Jim Starlin e estreou nos quadrinhos em 1980.

Imagem de capa do item

Batman

Para fechar, nada melhor que um duelo de super-heróis, não é mesmo? A inimizade entre Batman e Superman não é uma novidade das telonas, os dois já se enfrentaram várias vezes nos quadrinhos, quando Bruce tem uma visão de mundo bem diferente e muito mais paranoica que a de Clark.

O confronto mais marcante entre os dois, que inspirou o filme, foi em “O Cavaleiro das Trevas”, de Frank Miller, mas o Homem-Morcego sempre teve sua kriptonita guardada para um caso de surto do Homem de Aço. A relação entre os dois é agridoce quando, ainda que lutem por toda sua história, ainda são os maiores heróis da DC.