Esses vilões da Disney foram inspirados em pessoas reais, veja

Capa da Publicação

Esses vilões da Disney foram inspirados em pessoas reais, veja

Por Equipe Legião dos Heróis

Ao longo da história da Disney, diversos vilões fizeram a festa com seus atos maléficos para atrapalhar a jornada dos mocinhos em animações clássicas do estúdio. Malévola, Scar e Cruella de Vil são apenas alguns integrantes do icônico grupo de antagonistas da empresa do Mickey, mas você sabia que muitos deles foram inspirados em pessoas reais?

Nesta lista, descubra quais vilões da Disney foram baseados em pessoas que realmente existiram!

Imagem de capa do item

Malévola

Uma das vilãs mais icônicas da Disney, Malévola teve seu visual inspirado em uma icônica atriz da Broadway, Eleanor Audley. A artista foi a responsável por emprestar sua voz para a personagem a animação A Bela Adormecida (1959), também servindo como base para a criação do design da antagonista no clássico conto de fadas.

Além de contar com a voz imponente e vilanesca de Audley, a Disney aproveitou os traços físicos da atriz para dar vida à Malévola na animação, usando seu rosto de inspiração para criar a personagem animada.

Imagem de capa do item

Lady Tremaine

Já que começamos falando de como a atriz Eleanor Audley inspirou a criação de Malévola, nada mais justo do que citar outra vilã que foi baseada na artista: Lady Tremaine, a madrasta malvada de Cinderela (1950).

Assim como aconteceu com Malévola, Audley também emprestou sua voz para a antagonista dessa clássica animação da Disney graças ao tom imponente de sua voz, como também por sua aparência física, que foi usada como inspiração durante a criação do design animado da figura.

Imagem de capa do item

Cruella de Vil

Outra vilã icônica da Disney também usou uma pessoa da vida real como inspiração para seu visual. Antagonista da história dos 101 Dálmatas, Cruella de Vil, com seu cabelo preto e branco, surgiu com base na atriz Tallulah Bankhead, que ficou conhecida em Hollywood por sua personalidade eletrizante e sua inconfundível voz rouca.

O objetivo do animador Marc Davis, nome importante para a história da Disney, era criar uma vilã cuja personalidade exagerada e excêntrica provocasse o desgosto do público, e foi justamente em Bankhead que Davis disse ter encontrado inspiração para criá-la.

Imagem de capa do item

Scar

A história de O Rei Leão (1994) não seria a mesma sem o icônico vilão Scar, personagem cuja criação também foi baseada em uma pessoa real. Nesse caso, quem inspirou o antagonista foi o ator Jeremy Irons, que fez a voz do personagem na animação da Disney.

O trabalho de criar o visual de Scar estava nas mãos do animador Andreas Deja, e ele aproveitou o envolvimento de Irons na animação para usar seus traços físicos como inspiração para o design do vilão, incorporando movimentos de boca semelhantes e até mesmo as olheiras mais escuras.

Imagem de capa do item

Tamatoa

Tamatoa, o caranguejo gigante que atrapalhou a jornada de Moana na animação de 2016, também foi inspirado em uma pessoa real: David Bowie. Além de cantar uma música que homenageia o camaleão do rock, a Shiny, o visual do antagonista foi baseado no rosto de Bowie, como a diferença entre as pupilas dos olhos (uma maior do que a outra), característica bastante conhecida do cantor.

Imagem de capa do item

Skinner

Principal antagonista de Ratatouille (2007), o chef Skinner é mais um vilão de histórias da Disney (desta vez em parceria com a Pixar) que foi inspirado em uma pessoa que realmente existiu. O nome por trás do visual e do pavio curto do personagem foi o de Louis de Funès, ator francês que ficou conhecido por seus filmes de comédia e por seus gestos e expressões exagerados na frente das câmeras – ele até chegou a interpretar um chef de cozinha em The Gentleman from Epsom (1962), figura que também tinha a mesma impaciência e irritabilidade de Skinner.

Outra curiosidade envolvendo o personagem de Ratatouille é que o nome “Skinner” também foi inspirado em uma pessoa real: B. F. Skinner, um renomado psicólogo comportamental que costumava fazer experimentos usando ratos.

Imagem de capa do item

Chernabog

Chernabog, o vilão demoníaco que aparece na animação Fantasia (1940), um grande marco na história da Disney, é outro personagem do estúdio que foi baseado em uma pessoa real. A inspiração para o antagonista foi o icônico ator húngaro Bela Lugosi, conhecido mundialmente por ter interpretado o Conde Drácula no filme clássico dos anos 30.

Embora a aparência física de Lugosi não tenha servido de inspiração para a criação de Chernabog, o ator ainda assim foi usado como base para a construção dos movimentos do vilão.

Imagem de capa do item

Rei Candy

Antagonista de Detona Ralph (2012), o Rei Candy é mais um integrante do vasto grupo de vilões da Disney que se inspirou em uma pessoa real. A base para a criação do visual do personagem foi o ator e comediante Ed Wynn, que ficou conhecido na indústria por fazer papéis divertidos e excêntricos ao longo de sua carreira.

Nesse caso, a Disney usou os traços faciais de Wynn, assim como o tom de sua voz e sua aparência física para criar o design do Rei Candy, fazendo com que o ator Alan Tudyk, que faz a voz do vilão em Detona Ralph, incorporasse esses elementos em sua performance.

Imagem de capa do item

Úrsula

Outra vilã clássica da Disney que recebeu inspiração da vida real foi Úrsula, a icônica antagonista de A Pequena Sereia (1989). Para a criação da personagem, o produtor Howard Ashman teve como referência Divine, drag queen que se tornou um ícone do cinema graças aos seus trabalhos com o diretor John Waters.

Divine serviu como inspiração para Úrsula tanto na linguagem corporal, quanto na aparência física, como a maquiagem e as expressões faciais, por exemplo.