10 trajes de heróis e vilões que em tese não são nada funcionais!

Capa da Publicação

10 trajes de heróis e vilões que em tese não são nada funcionais!

Por Mike Sant'Anna
Imagem de capa do item

A calça Jeans do Superman

Logo no começo do reboot de Novos 52, o Superman apareceu com um visual bem repaginado, usando ao invés do costumeiro traje azul e vermelho de tecido kriptoniano, ele usava uma camiseta e uma calça jeans com uma capa nas costas. Isso é legal, trouxe o Superman pra uma origem mais urbana, mais próxima das pessoas, mostrou que era o cara de Smallville que não sabia fazer um uniforme, ele apenas queria salvar o mundo. Mas o problema, é que ao contrário de um uniforme feito com material kriptoniano, no primeiro vôo na velocidade do Superman, essa camiseta e esse Jeans viram trapos, isso sem contar com as batalhas, incêndios, explosões.

Imagem de capa do item

Armadura da Red Sonja

Tudo bem, o Conan veste uma tanga, mas o Conan veste uma pele de algo que ele matou como tanga, ele só esta interessado realmente em cobrir suas partes (na verdade os desenhistas estão preocupados em não desenhar as partes do Conan), mas no caso de Red Sonja ela de fato tem uma armadura de metal em forma de biquíni, o que exatamente ela está tentando proteger? (eu sei o que vocês vão falar que ela está tentando proteger).

Esse é um dos vários e vários casos nos quadrinhos onde o desenhista pensou mais com seu "lápis" do que com o cérebro. Esse um mal que atinge até muitos MMORPG onde a armadura mais poderosa de uma personagem feminina, é um biquíni.

Imagem de capa do item

Luvas do Homem-Aranha

Eu não estou dizendo que é burrice, nem que elas não deveriam existir, mas vamos pensar um pouco mais a fundo nos poderes de Peter Parker. As teias vem do cartucho então o que é poder de fato da mutação do Homem-Aranha, além de sua agilidade, é a capacidade de grudar suas mãos e pés em superfícies, o que permite que ele escale as paredes e etc.

Se você tem um poder desses, você não cobre suas mãos e pés, você vai "diminuir seus poderes", não é um caso igual da Vampira que ela precisa usar luvas pra não machucar os outros, Peter tem total controle desse poder que tem.

Imagem de capa do item

Excesso de cores do Robin

Mais uma vez, não é reclamando do traje, é simplesmente apontando sua falta de funcionalidade.

Quando Robin vai para os Titãs, esse traje faz completo sentido, mas quando seu trabalho é acompanhar um herói que tem a sobrevivência diretamente ligada à sua capacidade de atuar furtivamente e nas sombras, sem ser visto, usar um traje com tons gritantes e vibrantes de amarelo vermelho e verde pode não ser uma boa ideia...

...a menos que o Batman faça isso de propósito para o Robin servir de alvo no lugar dele, aí são outros 500, doentio, mas outros 500.

Imagem de capa do item

Máscara do Gavião Negro

Mais um exemplo da eterna batalha entre estilo vs funcionalidade. A máscara de batalha do Gavião Negro é simplesmente badass, quase amedrontadora. Mas para um herói que faz suas lutas no ar, sua sobrevivência é baseada em sua habilidade de luta, é um pouco burrice você vestir um capacete que além de tirar totalmente sua visão periférica, tem um bico no meio pra limitar ainda mais sua visão... Se fosse o Demolidor eu entenderia perfeitamente, mas não é o caso Gavião!

Imagem de capa do item

Salto alto da Mulher-Maravilha

Você é uma guerreira amazona, uma das mulheres mais fortes do mundo, isso se não for a mais forte, você luta contra criaturas mitológicas para defender o mundo, mas não pode perder o estilo, não é? Tem que fazer isso usando um salto alto. Felizmente, esse é o tipo de coisa que já foi corrigido nos dias atuais, mas antigamente caia-se muito no estereótipo de que se é um traje feminino, precisa ter um salto alto (mais ou menos a mesma linha de raciocínio que colocou as cuecas por cima das calças nos heróis masculinos)

Imagem de capa do item

Máscara do Suplício

O Speedball ficou tão atormentado depois dos ocorridos de Guerra Civil que em tese foram sua culpa, que ele adotou essa nova identidade como "O Suplício".

Legal toda essa ideia que ele fez um traje contendo um número de espetos igual ao número de pessoas que morreram no acidente com o Nitro, mas só uma pergunta: Como ele enxerga? Porque seu traje é basicamente uma Donzela de Ferro ambulante.

Imagem de capa do item

O chapéu de Jay Garryck

É interessante que Jay Garrick não se preocupe com sua identidade secreta, isso é uma coisa que foi transportada muito bem até mesmo pra série, e tudo bem que eram os anos 60, e os roteiristas de quadrinhos não estavam assim tão preocupados com as coisas fazendo sentido. Mas como é que o chapéu do Jay Garrick fica na cabeça dele enquanto ele corre? Se esse chapéu é realmente importante pra ele, provavelmente ele fica voltando pra buscar com muita frequência enquanto corre, ou tem que pegar do chão toda vez que luta contra alguém.

E mesmo se esse chapéu for preso à cabeça dele por sei lá, energia estática, não era muito mais fácil só fazer alguma cobertura pra cabeça que não caísse? Porque convenhamos que esse capacete do Garryck está alí por pura estética pra se assemelhar à Hermes, porque utilidade de proteção mesmo, ele não tem nenhuma.

Imagem de capa do item

O aquário do Mistério

Vocês sabiam que no quadrinho o Mistério já teve câncer por inalar as substâncias que fazem aquela fumaça de dentro do seu capacete por tempo demais? Eu poderia encerrar meu argumento por aí, mas a própria funcionalidade desse capacete em forma de aquário é inexistente. Está tudo bem você querer fazer um clima de mistério (afinal seu nome é Mistério) e misticismo, mas daí, você decidir colocar um Aquário na cabeça que com toda certeza limita demais a mobilidade e enche ele com gases e luzes que impedem que as pessoas vejam seu rosto mas que com todas certeza limitam (pra não dizer impedem totalmente) a sua visão do lado de fora também.

Imagem de capa do item

A cauda de Mulher-Gato

Você é uma ladra, sorrateira, ágil que precisa saltar de telhados em telhados, e fugir de heróis e as vezes de vilões, cada centímetro que você conseguir ficar na frente dos outros garante que você não será apanhada ou presa. Você coloca uma cauda na fantasia (não vamos mencionar os saltos altos mais uma vez). A gente já entendeu Selina, a fantasia é uma gata, você é a Mulher-Gato, mas não precisa ser tão fiel ao animal a ponto de ser prejudicial à você, afinal o Homem-Aranha não colocou uma bunda grande de aranha na fantasia.