10 coisas que você precisa saber sobre Projeto Zeta!
10 coisas que você precisa saber sobre Projeto Zeta!
Precisamos falar sobre esse filho esquecido do Universo Animado da DC Comics. Quem aí não ama as animações da DC? As mais antigas, principalmente, com Liga da Justiça (e Sem Limites), Batman, Superman, Jovens Titãs, Batman do Futuro, Super Choque e, a mais apagadinha de todas elas, Projeto Zeta.
Projeto Zeta não envolvia os heróis DC, mas era uma animação muito boa, com seus futurismos e a crise existencial do protagonista sintozóide. Então, para relembrar e fazer jus ao desenho (e aos fãs), aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre Projeto Zeta! Vamos dar uma chance para o Zee!
Universo Animado da DC
Projeto Zeta, por mais que não traga os super-heróis em sua trama, faz parte do Universo Animado da DC. É uma trama futurista, ligada à história de Batman do Futuro, e muita gente deve conhecer da época em que passava junto com Super Choque e Liga da Justiça nas manhãs do SBT. Bons tempos, certo?
Projeto Zeta
A animação em si conta a história do sintozóide assassino (robô humanoide) Zeta, controlado pela NSA para missões de infiltração e extermínio de ameaças. Zeta, em certo ponto, se descobre com uma consciência e acaba fugindo da agência, com uma missão de buscar respostas sobre sua criação e essa recém descoberta humanidade com seu criador, Dr. Selig. No caminho, o sintozóide se encontra com Rosalie Rowan, que torna-se sua parceira nas fugas e na busca pelo cientista. A série é de 2001 e possui 26 episódios, com 2 aparições em Batman do Futuro
Liga da Justiça
A primeira vez que sintozóides da linha do Zeta apareceram foi em Liga da Justiça. Um caso mais marcante é de quando um dos robôs da linhagem Z8 ataca a Supergirl, em Liga da Justiça Sem Limites.
Batman do Futuro
Mas o personagem mesmo foi introduzido em Batman do Futuro, no episódio 32, intitulado “Zeta”. O episódio coloca o Batman caçando Zeta, mas quando descobre que o robô está consciente e não possui mais sua programação assassina habitual, Terry o ajuda a fugir da NSA.
Crossover
Zeta apareceu novamente em Batman do Futuro no episódio 52, penúltimo da série, chamado “Countdown”. Na história, Zee encontra pistas de que seu criador, Dr. Selig, está em Gotham, então, acompanhado por Ro, ele volta para a cidade e acaba preso em uma armadilha.
Zeta
O protagonista, Zeta, é um sintozóide desenhado para ser o assassino perfeito. Zeta tem um dispositivo de projeção holográfica, podendo se disfarçar e tomar a identidade de qualquer pessoa, tem armas espalhadas por todo o corpo, é extremamente resistente e possuí um sistema de auto-reparação. Em um momento, Zeta se descobre mais consciente que os outros sintozóides, decide parar de matar e foge da NSA em busca de respostas.
Ao longo da série, com a ajuda de Ro, sua parceira nas aventuras, ele vai desenvolvendo cada vez mais sua consciência e humanidade, enquanto o segredo sobre o que lhe permite alcançar isso é mantido.
NSA
A trama é, essencialmente, a fuga do robô das mãos da Agência de Segurança Nacional dos EUA, que consideram o robô, além de defeituoso, um perigo para seus segredos e pretendem estuda-lo, para entender sua consciência.
Ro
A outra protagonista da série, Rosalie Rowan, é uma órfã de 15 anos que Zeta acaba salvando e, por fim, embarca na fuga do robô com seus próprio objetivos. Durante a série, os dois criam uma relação fraterna, quando Ro possui um irmão perdido que deseja encontrar. Ro é quem, cada vez mais, ajuda desenvolver a humanidade em Zee.
Dr. Selig
Por fim, a pessoa mais difícil de se encontrar do planeta, Dr. Selig é o criador do Zeta e do dispositivo que lhe concede consciência. O cientista é mostrado em alguns episódios, mas só aparece mesmo no último capítulo da série, onde é sugerido também que ele não é humano e sim um robô humanoide.
Cancelada :(
A série foi cancelada depois de sua segunda temporada e, para o desespero de quem se tornou fã, ficou sem final. O último episódio de Projeto Zeta foi ao ar em Agosto de 2002, não revelando a origem da consciência do robô ou fechando as tramas existentes.