10 coisas que você precisa saber sobre Namor, o Príncipe Submarino!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Namor, o Príncipe Submarino!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Híbrido

Capitão de uma embarcação a procura de Vibranium, Leonard McKenzie logo teve contato com o povo atlante, uma vez que seu navio se perdeu no mar aberto. Ele então se apaixonou pela Princesa Fen, que havia sido enviada para descobrir o que era a embarcação.

McKenzie e Fen tiveram relações sexuais e ela acabou grávida, gerando a ira dos Atlantes liderados pelo General Krang. Fen teve seu filho, e acabou o dando o nome de Namor - que significa "filho vingador" -, que cresceu ao lado dos atlantes, desconfiando da população da superfície.

Imagem de capa do item

Herói da Segunda Guerra

Um derramamento de óleo fez Namor ter seu primeiro contato com a superfície, onde se apaixonou por uma mulher chamada Sandy. Certa vez, ele foi enviado até Nova York após descobrir um grupo misterioso de mergulhadores perto de Atlantis.

Como revelado depois, esses mergulhadores eram nazistas atrás da cidade submersa, o que fez com que Namor se aliasse aos Invasores contra os nazistas, se tornando assim um herói aliado na Segunda Guerra Mundial.

Imagem de capa do item

Namor e o Quarteto Fantástico

Sempre arrogante, Namor perdeu as memórias após a Segunda Guerra Mundial, e passou a viver nas ruas como um mendigo. Então, quase vinte anos depois, ele foi encontrado por Johnny Storm, do Quarteto Fantástico, que reconheceu o Príncipe Submarino e o levou de volta à água, onde ele recobra sua consciência.

O primeiro ato de Namor é ir até Atlantis. Lá, ele descobre que a cidade foi vítima de um ataque nuclear. Isso faz ele despertar um ódio latente pela superfície, se tornando um vilão durante muitos anos.

Imagem de capa do item

Namor, o Terrível

Namor primeiramente teve contato com o Quarteto Fantástico, quando chegou a invocar monstros do abismo para destruir Nova York, e foi combatido pela equipe. Depois disso, ele foi vilão de diversos heróis do Universo Marvel.

Ele foi o responsável pelo retorno do Capitão América, uma vez que, em um acesso de raiva, destruiu um bloco de gelo adorado por alguns esquimós, liberando o corpo de Steve Rogers, congelado durante a SGM.

Imagem de capa do item

Mutante

Anos depois, Namor voltaria para o bom lado da lei, ainda que fosse mais visto como um anti-herói do que qualquer outra coisa. Em uma de suas aventuras, ele descobre que seu parentesco híbrido faz dele um mutante.

Por conta disso, Namor fez parte dos X-Men, onde funcionava como um valioso aliado, especialmente em missões submarinas.

Imagem de capa do item

Fênix

Como consequência, por fazer parte dos X-Men, Namor também esteve entre os cinco mutantes "infectados" pelos fragmentos da Fênix. Se tornando parte do Quinteto, Namor foi o primeiro a sucumbir por causa do poder.

Ele destruiu Wakanda com seus poderes, gerando uma rivalidade de anos com o Pantera Negra, que até hoje não foi 100% quitada.

Imagem de capa do item

Destruidor de Lares

Namor é conhecido por ser um dos heróis mais arrasa-corações da Marvel. O problema é que ele quase sempre está atrás de mulheres comprometidas.

Seus maiores flertes no Universo Marvel são com a Mulher Invisível, pela qual se apaixonou no primeiro confronto com o Quarteto Fantástico. Além dela, ele tem bem mais que uma quedinha por Emma Frost. E ele deixa claro que é seletivo: para Namor, nada de ruivas.

Imagem de capa do item

Família e aliados

Namor tem uma família extensa, mas alguns membros se destacam, principalmente duas heroínas. A primeira delas é sua prima Aquaria Neptunia, mais conhecida como Namora, que já chegou a integrar os Agentes de Atlas.

Seguida dela, vem Namorita, que nada mais é do que um clone da própria Namora. Ela, por sua vez, foi parte dos Novos Guerreiros e dos Defensores Secretos.

Imagem de capa do item

Imperius Rex

Como qualquer outro herói do Universo Marvel, Namor possui seu próprio brado de guerra, porém, ele tem um significado um pouco maior do que um "Tá na hora do pau", por exemplo.

"Imperius Rex" significa "Rei do Império", em latim, e é uma definição que demonstra todo esse lado egocêntrico e narcisista de Namor. Ele fora criado inspirado em alguns líderes do Império Romano, e isso fica claro no uso dessa frase (e se considerarmos que seu nome ao contrário é Roman).

Imagem de capa do item

Em outras mídias

Namor é um personagem que já teve alguns bons momentos fora dos quadrinhos. O principal deles, considerando todo um contexto histórico maior, foi o seu próprio segmento de Marvel Super Heroes, que era um desenho dos anos 60, trazendo a ilusão de quadrinhos em movimento muito antes da ideia dos motion comics.

Desde sempre, especula-se sobre um filme do personagem, mas seus direitos estão em áreas nebulosas, pertencendo - teoricamente - à Universal Studios.