10 coisas que você precisa saber sobre Massacre, o maior vilão da Marvel

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Massacre, o maior vilão da Marvel

Por Leo Gravena

Considerado um dos seres mais poderosos e perigosos do Universo Marvel, Massacre foi criado no final do século passado, representando uma verdadeira ameaça para os Vingadores, X-Men e o Quarteto Fantástico.

Aqui, lembraremos de 10 curiosidades sobre o maior vilão da Marvel… Pelo menos no final dos anos 90!

Imagem de capa do item

Xavier e Magneto

O Massacre nada mais é que uma entidade psíquica que carrega traços da personalidade do Professor X e de Magneto.

Isso é amplamente difundido no seus poderes, que englobam um misto das habilidades dos dois mutantes, bem como outros dons manifestados.

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores do Massacre

O Massacre foi criado nos anos 90, em meio a uma saga homônima. Seus criadores foram Mark Waid e Andy Kubert.

Na saga, que foi republicada no Brasil recetemente, o vilão nasce e vai atrás de alguns mutantes que possam lhe oferecer completo domínio sobre a realidade...

Imagem de capa do item

Poderes do Massacre

Como mencionado, Massacre carrega um pouco dos poderes de Xavier e de Magneto. Assim sendo, ele é capaz de acessar telepatia e telecinese, ao mesmo tempo que possui um contato com a força magnética da Terra.

Além disso, ele tem super-força, é capaz de absorver mutantes e pode alterar a própria realidade ao seu bel-prazer.

Imagem de capa do item

Erro de continuidade

Nessa mesma saga, há um gritante erro de continuidade referente ao modo com o qual ele é derrotado. Durante toda a saga é dito que ele pode absorver mutantes, tornando-se invencível.

Porém, dos membros dos Vingadores que se sacrificam para vencer o vilão, dois eram mutantes (ao menos, na época). A Feiticeira Escarlate - que recentemente perdeu essa origem - e o Namor, que ainda que não fosse contado como mutante pelos roteiristas, teoricamente sempre fora...

Imagem de capa do item

Origem do Massacre

Tudo começou quando, ao final do arco Atração Fatal, Magneto retirou o adamantium do corpo de Wolverine. Isso fez com que Xavier resolvesse interferir na mente de seu inimigo, deixando-o em um estado catatônico.

Porém, toda a raiva e ódio inerentes a Magneto acabaram encontrando espaço na consciência do Professor X e essa semente foi crescendo, alimentado pela crescente decepção do professor com o ódio da humanidade pelos mutantes. Certo dia, essa consciência se tornou senciente e procurou meios de sair do corpo de Xavier, gerando Massacre.

Imagem de capa do item

Traição no futuro

Você certamente deve se lembrar do arco clássico de episódios na série animada dos X-Men nos anos 90, que procurava traçar um paralelo com Dias de um Futuro Esquecido.

Nele, Bishop viajava ao passado procurando um traidor que condenara a raça mutante. Ele suspeitava que o traidor fosse Gambit, mas na realidade, se tratava de Mística que imitara o herói.

Nos quadrinhos, algo similar foi feito. Bishop retorna ao passado procurando um traidor, porém sem grandes memórias do futuro. E quando Xavier liberta Massacre, o herói percebe que ele era o traidor.

Imagem de capa do item

Sequestrador

Na saga Massacre, o vilão resolveu sequestrar e absorver dois mutantes controladores da realidade. Tratam-se de Franklin Richards, filho de Sue e Reed do Quarteto Fantástico, e Nate Grey.

Porém, foi através de Franklin que ele gerou algo ainda pior...

Imagem de capa do item

Heróis renascem

Editorialmente falando, a saga foi concebida pela Marvel como pontapé inicial para Heróis Renascem, tida até hoje como a pior história do Universo Marvel.

Acontece que Franklin, manipulado por Massacre, absorveu os heróis mortos em combate para dentro de outro universo, que seria a terra principal desse reboot. Porém, a própria Marvel resolveu deixar de lado quando as críticas vieram.

Imagem de capa do item

Planos originais

A saga foi lançada ao mesmo tempo que a Saga do Clone e, originalmente, pretendia-se fazer com que Peter morresse. Contudo, o volume final da série foi adiado, de modo que Peter foi - amém - resguardado do fim trágico.

Além disso, Mark Waid pretendia fazer com que Massacre não passasse de um lado ruim do Professor Xavier. Porém, pressão editorial fez com que o vilão se tornasse um misto entre Xavier e Magneto.

Imagem de capa do item

Massacre Vermelho

O clone do Caveira Vermelha renascido nos dias atuais espalhou um bocado de terror, violando o cadáver de Xavier e retirando seu cérebro, o que lhe garantiu poderes telepáticos e o ajudou a reunir seus S-Men, grupo de vilões dispostos a matar a raça mutante.

Certo tempo depois, Magneto encontrou o Caveira Vermelha e seus S-Men, e impiedosamente, assassinou-os. Contudo, a "morte pura" concedida por Erik nada mais fez que alimentar o Massacre dentro do Caveira Vermelha, gerando assim o Massacre Vermelho, responsável pela recente série AXIS.