10 coisas que você precisa saber sobre Lex Luthor!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Lex Luthor!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Origem

Assim como todo personagem da DC, Luthor sofreu com inúmeras origens, reboots, retcons e alterações em sua história. Várias origens foram contadas, mas a mais famosa veio no ano de 1986.

Nela, Luthor teve uma infância paupérrima na chamada Favela do Suicídio. Seus pais eram extremamente abusivos e logo logo, a ambição começava a crescer em sua alma.

Adolescente, ele arquitetou meticulosamente o assassinato dos pais, recebeu o dinheiro do seguro de vida e começou a subir na vida, fundando a LexCorp.

Imagem de capa do item

Cientista maluco

Em sua primeira aparição, Lex não fugia do estereótipo de vilão cientista maluco.

Nas páginas de Action Comics #23, Lex é um gênio louco que vive em uma cidade suspensa por um dirigível. De cima, ele tenta incitar uma guerra entre duas nações, mas é impedido pelo Superman.

Imagem de capa do item

Magnata da Mídia

Lex era dono da maioria das empresas de mídia de Metrópolis, o que o ajudou diversas vezes a incitar ódio público contra o Homem de Aço.

O único jornal que ele não possuía era o Planeta Diário, e isso aconteceu devido a uma forte rixa entre Lex e Perry White, o editor-chefe do jornal.

Imagem de capa do item

Rival

Em uma de suas versões mais conhecidas, Lex desenvolveu uma obsessão pessoal pelo Superman, a ponto de querer transformá-lo em seu guarda-costas pessoal. Para isso, ele forjou um acidente na esperança de contatar e contratar o herói.

Quando descobriu todo o plano, o Superman levou o herói à prisão. Ao sair, Lex jurou vingança ao Homem de Aço.

Imagem de capa do item

Família envergonhada

Antes da Crise nas Infinitas Terras, Lex possuía uma família que consistia de seus pais e uma irmã, Lena. Ela acreditava que seu irmão havia morrido em um acidente ao escalar uma montanha.

Porém, depois que Lex iniciou sua carreira criminosa, sua família tomou tanta vergonha do legado do personagem, que chegou a mudar o sobrenome para Thorul, que nada mais é que um anagrama de Luthor.

Imagem de capa do item

Presidente

Lex já foi eleito presidente dos Estados Unidos, ganhando por prometer avanços no campo da tecnologia. E mesmo tendo traços vilanescos, ele conseguiu trazer várias melhoras para a nação.

Porém, após vários problemas, ele sofreu o processo de impeachment, deixando a presidência e os cargos políticos para sempre.

Imagem de capa do item

Câncer

Tendo sofrido exposição prolongada à Kryptonita, a versão pós-crise de Lex Luthor contraiu câncer, tendo inclusive que amputar uma de suas mãos e utilizar uma prótese.

Imagem de capa do item

Liga da Justiça

Quando o Sindicato do Crime invadiu e aterrorizou os Estados Unidos, Luthor foi uma das pessoas a formar uma resistência, lutando contra os vilões em sua armadura anti-Superman.

Tendo sido considerado pela mídia como um herói, Luthor tentou algumas vezes entrar para a Liga da Justiça.

Depois de muita tentativa, ele conseguiu entrar para a equipe, ainda sendo desconfiado por grande parte da Liga.

Imagem de capa do item

Inteligência Suprema

Lex é um gênio, tendo uma vasta inteligência em várias áreas do conhecimento humano, além de vastas conexões no que diz respeito a administração empresarial e política.

Além disso, ele consegue ser tão inteligente que possivelmente já desenvolveu a cura para o câncer e para a AIDS, e conhece um básico de combate corpo-a-corpo.

Imagem de capa do item

Cabeludo

Apesar de ser conhecido por sua característica falta de cabelo, várias versões de Lex Luthor possuíam madeixas, em sua maioria, ruivas.

Além disso, ao transferir sua consciência para um clone, ele chegou a se disfarçar como Lex Luthor II, adquirindo cabelo longo e ruivo, assim como uma barba.

Imagem de capa do item

Versões em Live-Action!

O primeiro ator a interpretar Lex Luthor em carne e osso foi Lyle Talbor no seriado Atom Man vs Superman, de 1950.

De lá pra cá, o personagem apareceu em praticamente todos os filmes do Superman, exceto Superman III e O Homem de Aço.

Na trilogia clássica, Lex foi interpretado por Gene Hackman e no mais recente Superman: O Retorno, Kevin Spacey viveu o inimigo do Último Filho de Krypton.

Talvez, uma das encarnações mais memoráveis do personagem, tenha sido na pele de Michael Rosenbaum em Smallville. Sem dúvidas, um dos pontos altos da série e uma das versões mais interessantes de Lex Luthor.

Em 2016, o personagem voltará às telonas, dessa vez interpretado por Jesse Eisenberg.