10 coisas que talvez você não saiba sobre Doug Funnie

Capa da Publicação

10 coisas que talvez você não saiba sobre Doug Funnie

Por Mike Sant'Anna

Você se lembra de Douglas Yancei Funnie? O Doug Funnie? Aquele garoto de 11 anos que todo episódio do desenho começava com “Querido diário…”. Doug foi um desenho da Nickelodeon que depois foi para o canal Disney e que fez parte da infância de muita gente. Agora vamos mostrar algumas curiosidades sobre o desenho!

Imagem de capa do item

Jim Jinkins ajudou a criar a Nickelodeon

Jim Jinkins, o criador de Doug, não somente ajudou a criar um dos personagens mais icônicos da emissora infantil mas como também ajudou a criar a própria Nickelodeon. Na época ele trabalhava com a QUBE uma filiação da Warner Brothers, um precursor para o que se tornaria a TV a cabo como conhecemos hoje no final dos anos 1970. Jinkins estava por perto quando disseram que iam criar uma rede voltada para o publico infantil e a chamariam de Nickelodeon.

Imagem de capa do item

Referências dos alter egos

Todos lembram do Homem-Codorna, um dos alter-egos imaginários de Doug, onde ele imaginava ser um super-herói com uma boa referência ao Superman, a letra no peito, capa vermelha e a cueca por cima das calças. Mas havia também um alter ego de Doug chamado Smash Adams que era nitidamente uma referência ao super espião James Bond, o agente 007. E por ultimo existia Race Canyon, o explorador aventureiro que claramente foi inspirado em Indiana Jones.

Imagem de capa do item

Shakespeare

O famoso escritor inglês teve sua cota de influência do desenho da Nickelodeon. O nome da excêntrica irmã mais velha de Doug, Judith "Judy" Funnie, é inspirado em um poema de Virginia Woolf, no qual a escritora diz que, caso Shakespeare tivesse uma irmã, ela se chamaria Judith.

Primeira aparição

Poucos sabiam, mas o personagem principal já havia feito algumas participações especiais na TV bem antes de ter seu próprio programa. Doug começou a nascer nos cadernos de Jinkins, seu criador, o personagem lembrava muito Jinkins na infância. Em 1988, Jinkins produziu um comercial de TV onde aparecia um personagem exatamente igual à Doug. E em 1990 outro comercial é lançado seguindo a mesma aparecia, dessa vez, Costelinha entrava em cena.

Imagem de capa do item

Personagem misterioso

Na fase Nickelodeon era mencionado em vários episódios o personagem Skunk Beaumont, só que o personagem nunca aparecia em cena, ele sempre era apenas mencionado. Uma vez sua voz foi ouvida no episódio A Culpa Não Foi de Doug. Porém, a partir da fase Disney, Skunk Beaumont começa a aparecer no desenho, como um garoto de pele laranja, sempre com uma camisa escrito Boom, chinelos e falando como um hippie, aparecendo com frequência na sala de detenção, embora não se saiba o porquê disso. Conhecendo bem como desenhistas costumam deixar algumas mensagens escondidas em alguns elementos, e que estamos falando de uma fase DISNEY, eu acho que se pararmos pra pensar o motivo do personagem "hippie" estar sempre na detenção, a gente consegue achar uma resposta. PS: O nome do personagem é Skunk gente, pelo amor de Deus!

Imagem de capa do item

BeatBox

Até mesmo alguns maneirismos de Doug Funnie foram trazidos de coisas que o criador do personagem fazia em sua vida real. Por exemplo, você provavelmente se lembra que Doug eram muito bom na arte dos BeatBox. Assim como Doug, Jinkins também fazia seus BeatBox com seus amigos, ele sempre foi muito ligado a música, apesar de não ser cantor.

Imagem de capa do item

Racismo

Nem tudo foram rosas na história de Douglas Yansei Funnie. Ele já foi acusado de racismo por estudiosos da sociologia. Isso porque, entre centenas de personagens das mais diferentes e coloridas entonações de pele (os personagens do desenho têm pele verde, amarela, marrom, azul, rosa etc.), ele foi escolher logo a única branquinha loira para se apaixonar. Nem precisamos dizer que isso gerou uma bela de uma polêmica, não é?

Imagem de capa do item

Episódio perdido

Mesmo se você já viu Doug de trás pra frente, seja na Manchete, no SBT, na Nickelodeon, no Disney Channel, quantas vezes você já tenha visto todos os episódios. Existe um episódio que é certo que você nunca viu. O episódio número 0, no caso o episódio piloto da animação, nunca chegou a ser de fato exibido em nenhum canal, nem mesmo na Nickelodeon.

Imagem de capa do item

Livro infantil

Jim Jinkins rabiscava seu alter ego Doug em seus cadernos, e quando mostrou para seu amigo chamado David Campbell, que se tornaria sócio de Jinkins pelos próximos 20 anos, Campbell sugere que Jinkins faça um livro infantil com base no personagem. Na hora, Jinkins achou uma boa ideia. Eis que surge o livro chamado “Doug Got a New Pair of Shoes”, que infelizmente foi rejeitado por todas as editoras que foi apresentado. Somente 12 anos depois que Doug realmente ganharia vida graças à uma executiva chamada Vanessa Coffey, que deu a ideia de fazer uma séria animada.

Imagem de capa do item

Personagens reais

Vários personagens que estão no desenho animado, de fato existiram na vida de Jim Jinkins, por exemplo, O treinador Spitz real se chamava Fritz, e assim como no desenho, a melhor professora de Jinkins se chamava Ms. Wingo, Roger Klotz na verdade era um garoto na rua chamado Roger, que morava ao lado de uma família chamada Klotz. E obviamente você lembra do grande amor de Doug, Paty Maionese, ela também foi baseada em uma paixão que Jinkins tinha no passado. Além disso, Jinkins tinha um amigo chamado Tommy Roberts, a quem se deve a inspiração para Skeeter. A dupla de amigos fazia filmes caseiros onde Jinkins era um herói chamado Super Clod, herói esse que viria a ser referência para virar o Homem-Codorna.