Netflix é acusada de supostamente ter usado fotos feitas com IA em novo documentário

Capa da Publicação

Netflix é acusada de supostamente ter usado fotos feitas com IA em novo documentário

Por Jaqueline Sousa

Em meio às polêmicas envolvendo o uso de Inteligência Artificial em produções cinematográficas e televisivas, a Netflix foi acusada por supostamente ter usado a tecnologia para manipular imagens de What Jennifer Did, um documentário de true crime que estreou recentemente no serviço de streaming.

Lançado no último dia 10 na plataforma, What Jennifer Did conta a história de Jennifer Pan, uma jovem que foi condenada por ter assassinado seus pais. As informações sobre o caso são acompanhadas de fotos de Pam, um elemento tradicional de documentários, e foi justamente isso que chamou atenção de algumas pessoas.

What Jennifer Did conta história de jovem que organizou o assassinato dos pais.

Não se sabe exatamente o que poderia ter acontecido durante a produção do documentário, mas uma análise detalhada das imagens usadas na produção sugerem que existem indícios de manipulações realizadas por IA (via Peta Pixel).

Uma imagem, por exemplo, mostra Jennifer, a figura central do documentário, fazendo um sinal de paz com os dedos de ambas as mãos, um registro que gerou controvérsia na internet por parecer “fabricado”. Isso porque parece que ela possui apenas dois dedos na mão esquerda, enquanto na direita é possível notar que alguns dedos estão faltando.

Netflix teria usado IA para manipular imagens em documentário.

Vale ressaltar que a Netflix não se pronunciou a respeito das alegações de uso de IA, mas o caso gera controvérsia por se tratar de um documentário sobre uma história real.

Aproveite também: