Naruto: Por que Kakashi não foi capaz de derrotar Pain durante a invasão de Konoha?

Capa da Publicação

Naruto: Por que Kakashi não foi capaz de derrotar Pain durante a invasão de Konoha?

Por Márcio Jangarélli

Um dos momentos mais impactantes de toda a aventura de Naruto, a invasão de Pain e Konan à Konoha deixa, ainda hoje, os fãs da obra com o coração na mão. É quando vemos o líder da Akatsuki em uma missão pela primeira vez e o primeiro ataque direto à Vila da Folha desde a investida do Orochimaru durante os Exames Chuunin.

E a invasão começa de uma forma bombástica: a primeira grande batalha é entre o corpo principal do Pain e Kakashi. Não apenas isso, o resultado dessa luta é um dos mais chocantes da obra, quando Kakashi é derrotado e “morre” nos escombros.

Porém, uma questão que assombra os fãs às vezes é: qual foi o motivo exato da derrota de Kakashi para o Pain? Afinal, ele é um dos ninjas mais famosos e poderosos do mundo de Naruto, tanto que luta mano-a-mano contra Obito Uchiha, mais adiante na história, participa da batalha contra um ser semi-divino e se torna o Sexto Hokage. Ele não é poderoso o suficiente para encarar o líder de fachada da Akatsuki?

A situação é um pouco mais complexa, mas a resposta é simples. Vamos lá.

Kakashi vs Pain

O principal motivo para a derrota de Kakashi não é exatamente ele ser mais fraco, mas falta de conhecimento. Quando Pain invade Konoha, a inteligência da Vila possui poucos detalhes sobre o líder da Akatsuki e, principalmente, como seus poderes funcionam. Mesmo sabendo sobre o Rinnegan, esse doujutsu era, até então, visto como uma lenda ou rumor.

Primeiro, Kakashi não sabia sobre a existência do Nagato, sobre o corpo original não estar participando ativamente da invasão. Depois, ele não sabia quais eram e como funcionavam os jutsus de cada Pain – ele descobre muitos desses detalhes durante a batalha e, assim, consegue derrubar bater de frente com dois “caminhos”.

A Akatsuki como um todo tirava proveito do mistério em torno de seus poderes e o Pain não é diferente. Nesse caso, a situação do Kakashi é parecida com a do Asuma quando enfrentou Hidan e Kakuzu. Não dá para saber o quanto as informações sobre o Pain mudariam a luta, mas, visto o final do Hidan nas mãos do Shikamaru, é possível especular que haveria uma chance.

Além disso, nesse momento da história o Kakashi ainda estava dominando o Kamui, jutsu especial de seu Mangekyo Sharingan. Vendo como ele usa o poder nos estágios finais de Naruto, também dá para imaginar que ele teria uma chance maior em um rematch contra o Pain.

Importante notar, porém, que, na época da invasão à Konoha, Nagato estava extremamente debilitado e provavelmente bem longe de seu auge de poder. Temos um vislumbre de como seria sua versão com força total durante a Quarta Guerra Mundial Ninja e, se essa fosse a pessoa que invadiu Konoha, a Vila teria sido reduzida a pó e Naruto seria capturado.

Portanto, com mais preparação e conhecimento, é possível que Kakashi tivesse derrotado Pain no lugar do Naruto. No entanto, se esforçar para analisar o oponente durante a batalha, combinado ao fato do vilão controlar vários corpos e um deles conseguir “reconstruir” os caídos, não geram o melhor cenário para uma vitória.

Vale lembrar que, no fim, não foi o Pain quem deu o golpe final no Kakashi; ele atira um prego no Ninja Copiador que, por sua vez, usa o Kamui para se salvar. Kakashi morre pelos ferimentos da batalha, soterrado em escombros. 

Felizmente, Narutinho deu um jeito nesse problema todo!

Quer ver mais sobre animes? Confira também: