José Santa Cruz, dublador de Magneto e J. J. Jameson, morre aos 95 anos

Capa da Publicação

José Santa Cruz, dublador de Magneto e J. J. Jameson, morre aos 95 anos

Por Gabriel Mattos

Aos 95 anos, José Santa Cruz morreu nesta sexta-feira, 26 de abril, na cidade do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela Globo, que revelou que o ator e dublador estava internado com uma broncopneumonia nos últimos dias.

Nascido em Picuí, na Paraíba, José foi eternizado ao emprestar sua voz para alguns dos personagens mais marcantes da televisão e do cinema. Como Dino da Silva Sauro, da Família Dinossauro, entrou para a história com o bordão “Querida cheguei”, reconhecido por diferentes gerações de telespectadores.

Para os fãs de super-herói, sua voz será lembrada no papel de Magneto, dublando o ator Ian McKellen nos muitos filmes de X-Men. José também foi o J. J. Jameson nos cinemas, marcando a jornada do Homem-Aranha como seu principal perseguidor.

Não faltam personagens memoráveis em sua carreira. Em outro canto da cultura pop, o dublador tocou muitos corações ao entoar “Você é um bruxo, Harry” como o simpático Rúbeo Hagrid da franquia Harry Potter. E, em uma galáxia distante, representou o velho Obi-Wan Kenobi em uma redublagem dos primeiros filmes de Star Wars e Jar Jar Binks na dublagem original da trilogia prequel.

José Santa Cruz, que também participou do quadro Zorra Total da TV Globo, tinha doença de Parkinson e deixa a esposa Ivane Maria Mendes Bastos, com quem foi casado por 72 anos, cinco netos e quatro bisnetos. O ator será velado neste sábado (27), no Cemitério da Penitência, em Botafogo.