Fallout: Por onde começar a jogar?

Capa da Publicação

Fallout: Por onde começar a jogar?

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Com o lançamento da série de Fallout no Prime Video, muitos decidiram dar uma chance aos jogos, mas acabaram ficando confusos sobre por onde começar. Ao longo dos anos, Fallout já foi um RPG de turno, um jogo de tiro e também um jogo online. Cada jogo da franquia traz suas particularidades que podem chamar a atenção de diferentes jogadores.

Neste artigo vamos mostrar por onde começar a jogar Fallout e qual dos jogos mais te atrai a atenção!

Começando pelos clássicos

Fallout 1 e 2 pode ser um jogo complicado para quem não tem contato com RPGs dos anos 90

Antes de Fallout ser uma franquia da Bethesda, o jogo era desenvolvido pela Black Isle Studios e foi lançado em 1997. Ele é um RPG bem nos moldes de jogos desse gênero da época, com a visão por cima do cenário e um combate por turno, onde o jogador tem um determinado número de ações por turno e ao encerrar a vez passa para seus inimigos.

Fallout 1 e 2 são jogos extremamente queridos pelos fãs da franquia e muitos defendem como os melhores, argumentando que eles seriam muito superiores aos desenvolvidos pela Bethesda. Eles são jogos que trazem uma infinidade de escolhas para o jogador e cada uma de suas ações impactam o decorrer da narrativa. Durante a sua jornada você vai encontrar diversos tipos de pessoas que podem ser amigos ou inimigos e você aprenderá muito sobre o funcionamento deste mundo.

O maior problema deles é que como grande parte dos jogos lançados para PC na década de 90 eles são muito arcaicos e se você não tem muito contato com RPGs da época pode ser uma experiência extremamente frustrante e até mesmo tediosa. Mas se você estiver disposto a aprender a lidar com seu funcionamento difícil, eles trazem um mundo muito bem construído e momentos que vão ficar marcados para sempre.

Os jogos desenvolvidos pela Bethesda

Fallout 4 oferece muita ação

Desde que a Bethesda se tornou detentora da franquia ela desenvolveu internamente três jogos, Fallout 3, 4 e 76, cada um deles com suas particularidades, mantendo a ideia de ser um jogo de tiro. Se você tem interesse no universo, mas não é fã de jogos single player ou não quer ficar passeando pelo mundo sozinho, Fallout 76 é sua porta de entrada. Ele é um jogo online de sobrevivência que você pode jogar sozinho ou com amigos e explorar esse mundo, encontrando outros jogadores e fazendo missões.

Fallout 76 em seu lançamento em 2018 foi uma catástrofe gigantesca, lançado com uma quantidade exorbitante de bugs que tornava quase impossível jogar, além de ser extremamente tedioso. Desde então muitos problemas foram corrigidos e o jogo foi recebendo novos conteúdos, tornando ele uma experiência divertida para quem gosta do gênero.

Mas se você jogou Skyrim ou outros jogos da Bethesda e busca uma experiência similar em outro mundo, Fallout 3 e 4 são os mais próximos disso. Fallout 4 foi lançado em 2015 e traz algumas melhorias em relação aos anteriores, como uma mira um pouco melhor, mas ainda assim é tido por muitos como o pior da franquia. Ele tem um foco maior em seus combates, o que não agradou muito quem buscava mais dos aspectos de RPG. O jogo tem uma história desinteressante, suas escolhas são pouco relevantes naquele mundo e de toda a franquia é o menos recomendado para se começar, apesar de ser o mais acessível em termos de mecânicas.

Por fim, o primeiro jogo da franquia desenvolvido pela Bethesda foi Fallout 3, lançado em 2008 e, além de ser o primeiro FPS, ele é um dos motivos para que muitas pessoas sejam fãs da série. No papel de um refugiado de um Vault você vai explorar esse mundo desolado encontrando todo o tipo de pessoas, desafios e inimigos. Apesar de não trazer a liberdade dos originais, ainda traz escolhas relevantes e um ótimo senso de humor até mesmo nos momentos mais tensos. Seu maior problema é a quantidade de bugs, assim como outros jogos da Bethesda, mas nada que alguns mods da comunidade não resolvam.

Fallout New Vegas é a escolha perfeita

Fallout New Vegas mistura a ação dos jogos da Bethesda com as escolhas das produções da Black Isle

Se você achou interessante a variedade de escolhas de Fallout 1 e 2, mas não gosta das mecânicas de um RPG antigo e prefere um FPS, New Vegas é a escolha perfeita. O jogo lançado em 2010 é publicado pela Bethesda, mas foi desenvolvido pela Obsidian, um dos estúdios mais aclamados em termos de RPG, responsável por Star Wars The Old Republic 2, Pillars of Eternity e também South Park: The Stick of Truth.

Fallout New Vegas começa com o protagonista, um entregador, sendo atacado por mafiosos e quase morto. Com o personagem saindo com vida, agora ele busca quem foi a pessoa responsável pelo ataque. A história principal pode não ser extremamente interessante, mas ao chegar na cidade de New Vegas o jogo mostra todo o seu potencial.

A cidade é comandada por diversas facções diferentes, cada uma com seus ideais próprios e você poderá escolher apoiar uma delas, ou então nenhuma e tentar tomar a cidade por conta própria. Apesar de ainda não chegar no nível de variedade de escolhas dos RPGs originais, New Vegas traz não só uma variedade de finais, mas também formas diferentes de resolver suas missões, personagens extremamente carismáticos e um mundo devastado mas extremamente divertido de se explorar. Fallout New Vegas é a escolha ideal para começar e se apaixonar pela franquia.

Confira também: