A Casa do Dragão: Como Sangue e Queijo acontece no livro?

Capa da Publicação

A Casa do Dragão: Como Sangue e Queijo acontece no livro?

Por Jaqueline Sousa

Atenção: Alerta de Spoilers!

Sangue, traições e muita intriga familiar. A segunda temporada de A Casa do Dragão estreou na HBO neste domingo (16) do jeito que os fãs gostam: com polêmica. Isso porque o primeiro episódio do novo capítulo, intitulado Um Filho por um Filho, adaptou a história de Sangue e Queijo, um momento crucial para o início da Dança dos Dragões, a guerra civil pelo Trono de Ferro que quase dizimou a dinastia Targaryen.

O momento é inspirado no livro Fogo & Sangue, obra escrita por George R.R. Martin que narra a trajetória da Casa Targaryen. Mas, como sempre acontece em adaptações literárias, algumas mudanças importantes foram feitas no formato audiovisual, e aqui nós vamos te explicar como Sangue e Queijo aconteceu na obra original.

Como é Sangue e Queijo na série?

História de Sangue e Queijo foi adaptada no primeiro episódio da segunda temporada de A Casa do Dragão.

A segunda temporada de A Casa do Dragão dá continuidade aos eventos finais do capítulo inicial da série. Para ajudar a refrescar a sua memória, a primeira temporada do programa encerra de um jeito bastante trágico com a morte de Lucerys Velaryon, segundo filho de Rhaenyra Targaryen com Laenor Velaryon.

A morte do garoto acontece durante um embate no ar contra Aemond Targaryen, filho de Alicent Hightower com o falecido Viserys I Targaryen. O filho de Rhaenyra é perseguido e morto por Vhagar, a dragão montada por Aemond, após uma investida mortal da dupla.

No segundo capítulo da série, então, reencontramos Rhaenyra em luto pela morte do filho – um processo que colocou ainda mais lenha na fogueira para o início da guerra, já que a Targaryen aderiu à expressão “olho por olho, dente por dente” ao exigir para seus aliados que queria Aemond morto como uma forma de se vingar dos Verdes.

É aí que Sangue, um integrante da Patrulha da Cidade, e Queijo, um caçador de ratos, entram na história. Na série, a dupla é acionada por um encapuzado e marido devoto Daemon Targaryen que, com a ajuda de Mysaria, contrata os dois para darem um fim a Aemond.

Na série, Daemon contrata Sangue e Queijo para matar Aemond Targaryen e, assim, vingar a morte de Lucerys Velaryon.

Pelo preço certo, Sangue e Queijo aceitam a proposta e entram na Fortaleza Vermelha com o objetivo de assassinar o filho de Alicent. Mas as coisas acabam tomando outro rumo quando a dupla encontra a rainha Helaena Taragaryen, esposa (e irmã) de Aegon II, e seus dois filhos, os gêmeos – um menino e uma menina – Jaehaerys e Jaehaera.

Sob ameaça de morte, Helaena se torna refém da dupla que, sem conseguir encontrar Aemond, resolve matar o herdeiro masculino de Aegon como uma saída para o “um filho por um filho” exigido por Daemon. Porém, Sangue e Queijo não conseguem diferenciar os gêmeos, o que faz com que eles ameacem Helaena para que ela diga qual é o menino.

É exatamente isso que Helaena faz: ela aponta para Jaehaerys, que é brutalmente morto por Sangue. A rainha, por sua vez, foge com a filha, Jaehaera, chegando em segurança ao quarto de Alicent para dizer à mãe que “eles mataram o menino”.

Como é Sangue e Queijo no livro?

Sangue e Queijo acontece de maneira diferente no livro Fogo & Sangue, obra que inspirou a série.

Assim como na série, a sequência de Sangue e Queijo no livro Fogo & Sangue também termina com a morte de Jaehaerys Targaryen. Mas isso acontece de um jeito um tanto quanto diferente daquele mostrado no programa da HBO – e ainda mais brutal e aterrorizante.

No livro, Daemon contrata Sangue e Queijo com a ajuda de Mysaria, também como uma maneira de se vingar dos Verdes pela morte de Lucerys. Porém, o objetivo não era exatamente matar Aemond, já que a única ordem que Daemon faz aos dois é a tal do “olho por olho, filho por filho”.

Logo, Sangue e Queijo partem para a Fortaleza Vermelha, andando pelas sombras do castelo até chegarem aos aposentos de Alicent. Ali, a viúva de Viserys I é amarrada e usada como isca para atrair Helaena, que aparece no quarto com Jaehaerys, Jaehaera e Maelor (filho de Aegon II com Helaena que não existe na série).

No livro, Helaena escolhe qual dos três filhos irá morrer, optando por Maelor, o mais novo.

A partir disso, as coisas tomam um rumo bastante diferente daquele que vemos no primeiro episódio da segunda temporada de A Casa do Dragão. Isso porque, no livro, Sangue e Queijo fazem com que Helaena escolha qual dos três filhos irá morrer, ao invés de pedirem para que ela mostre quem é o menino (como vemos na série).

Em Fogo & Sangue, Helaena, depois de implorar aos dois criminosos para ser morta no lugar dos filhos, acaba escolhendo Maelor, seu filho mais novo. Sangue e Queijo, por sua vez, ignoram a escolha da rainha ao cortar a cabeça de Jaehaerys, primogênito e sucessor de Aegon II no Trono de Ferro.

Tanto na série quanto no livro, a história de Sangue e Queijo acaba com a morte de Jaehaerys Targaryen, o herdeiro de Aegon II.

A título de curiosidade, nos escritos de Martin, após a concretização da vingança dos Pretos pela morte Lucerys, Sangue é encontrado alguns dias depois e passa a ser torturado para revelar quem estava por trás do assassinato de Jaehaerys. Ele morre depois de revelar os nomes de Daemon e Mysaria. Queijo, por outro lado, consegue escapar de Porto Real.

Já Haleana, atormentada pela culpa de sua terrível escolha, entra em um estado depressivo após a morte do herdeiro e, algum tempo depois, já no auge da Dança dos Dragões, acaba tirando a própria vida.

Os novos episódios de A Casa do Dragão estreiam na HBO aos domingos, às 22h. Os episódios também são disponibilizados na Max simultaneamente.

Aproveite também: