A Descoberta das Bruxas: Tudo sobre a série sobrenatural que está no Globoplay

Capa da Publicação

A Descoberta das Bruxas: Tudo sobre a série sobrenatural que está no Globoplay

Por Chris Rantin

Baseada na Trilogia das Almas, escrita por Deborah Harkness, a série A Descoberta das Bruxas teve um começo modesto, fazendo sucesso principalmente na Europa. Trazendo vampiros, bruxas e demônios em uma trama rápida e com cenários belíssimos, a série atingiu um novo nível de popularidade ao chegar no Globoplay. 

Se você está perdido e não faz ideia do que se trata A Descoberta das Bruxas, ou se quer saber o que a terceira temporada reserva para Diana e Matthew, vem comigo que eu te conto tudo o que você precisa saber sobre esse projeto! 

Qual é a história de A Descoberta das Bruxas?

A trilogia que deu origem ao seriado A Descoberta das Bruxas

A história da série acompanha os três livros de Harkness (A Descoberta das Bruxas, Sombra da Noite e O Livro da Vida) que se tornou um sucesso de vendas elogiado pelos críticos, sendo traduzido para mais de 36 países. Cada temporada adapta um dos livros, trazendo os principais eventos para o live-action, ainda que acelere muito alguns elementos da narrativa.

Nesta trilogia, vivendo entre os humanos temos Bruxas, Vampiros e Demônios, raças que disputam poder e uma tentativa de continuarem existindo em um mundo que está cada vez mais distante destas criaturas. Com seus números diminuindo e na beira da extinção, as três espécies lidam de formas diferentes com a situação, mas todos concordam que cada criatura deve ficar entre seus próprios grupos, ainda que uma frágil aliança entre eles seja formada para que os não-humanos se protejam nesta sociedade em constante desenvolvimento.

No centro disso tudo temo Diana Bishop, interpretada por Teresa Palmer, uma pesquisadora renomada que nega com todas as forças que é uma bruxa. Em seus estudos, ela acaba encontrando o misterioso manuscrito alquímico Ashmole 782, também conhecido como O Livro da Vida, um tomo que estava desaparecido e guarda os segredos das espécies e pode ser a chave para mudar as estruturas de poder entre os grupos, uma vez que ele é capaz tanto para criar mais criaturas, tirando a ameaça de extinção, quanto destruir as espécies inimigas.

Logo essa notícia se espalha e bruxas, demônios e vampiros tentam colocar suas mãos em Diana, na esperança de que ela consiga invocar o livro mais uma vez. Um dos muitos interessados no manuscrito é Matthew Clairmont, interpretado por Matthew Goode, um cientista geneticista que acaba se apaixonando pela feiticeira. Apesar da resistência e da desconfiança, logo um romance floresce, o que não é bem visto pelas criaturas, e isso acaba colocando tanto Matthew quanto Diana em perigo.

Quem está no elenco de A Descoberta das Bruxas?

Teresa Palmer e Matthew Goode protagonizam A Descoberta das Bruxas

Protagonizada por Teresa Palmer (Meu Namorado é Um Zumbi) Matthew Goode (Watchmen), A Descoberta das Bruxas conta com nomes como Edward Bluemel (Castlevania: Noturno), Malin Buska (A Jovem Rainha), Aiysha Hart (Atlantis), Alex Kingston (Doctor Who, Arrow), Valarie Pettiford (The Family Business), Gregg Chilin (Os Demônos de Da Vinci), Greg McHugh (A Traidora), Trevor Eve (The Walking Dead), Daniel Ezra (All American), Tanya Moodie (Império da Luz), Sorcha Cusack (Um Toque de Felicidade), Lindsay Duncan (Questão de Tempo, Roma) e Owen Teale (Game of Thrones) no elenco.

As Bruxas

Diana e suas tias

Centrais na história dos livros e da série, as bruxas da trilogia são criaturas extremamente poderosas. Capazes de invocar os elementos da natureza, conjurar feitiços, voar, fazer profecias, moldar o destino e manipular a realidade, elas possuem um vasto leque de talentos, ainda que nem todas consigam ser poderosas em todas as áreas, tendo mais afinidade com um estilo de magia ou outro.

Assim, Diana é uma feiticeira como nenhuma outra (ou melhor, como poucas), justamente por ter potencial para todos os tipos de magia e ter muito poder. Ainda que, muito eventualmente, alguma bruxa conseguisse invocar um elemento e usá-lo de forma ofensiva, Diana consegue utilizar todos eles, além de entrar em contato com divindades e canalizar seu poder. A grande questão é que por sua falta de treinamento e constante recusa a se aceitar como feiticeira, ela praticamente não tem nenhum controle sobre esse aspecto da sua vida.

O começo de A Descoberta das Bruxas, nos livros e na série, apresenta as feiticeiras como as primeiras antagonistas de Diana. Ardilosas, traiçoeiras e bem perigosas, elas estão desesperadas para conquistar o Livro da Vida e utilizá-lo para destruir todos os vampiros e aumentar ainda mais os poderes que possuem.

Felizmente nem toda feiticeira é uma inimiga de Diana e sua empreitada. Suas tias Sarah (Alex Kingston) e Emily (Valarie Pettiford), um casal que cuida dela desde o falecimento dos seus pais, estão ali para auxiliá-la e protegê-la, vivendo em uma casa amaldiçoada que acaba se tornando um o centro da resistência contra a Congregação, a ordem que define as regras pelas quais as espécies precisam viver.

Os Vampiros

Ysabeau, a matriarca do clã de vampiros

Mais próximos dos sanguessugas clássicos da literatura, os vampiros de A Descoberta das Bruxas são elegantes, bonitos, sanguinários e extremamente gananciosos. Cercados por luxo e poder, eles se organizam em uma hierarquia bem definida, seguindo uma ordem que foi formada muitos séculos antes, marcada por sangue, mortes e tradições.

Os imortais são os principais inimigos das feiticeiras, sendo os responsáveis por alguns dos maiores massacres que as bruxas sofreram. Dotados de superforça, agilidade e resistência sobrenatural, eles são caçadores impecáveis que utilizam do charme para atrair suas presas, antes de atacar com brutalidade.

Por esse motivo, o relacionamento entre Matthew e Diana não é bem visto por nenhum dos grupos, ainda que atualmente os vampiros sejam mais civilizados e tenham adotado um estilo mais moderado, não antagonizando diretamente o casal no começo da trama.

Assim como as bruxas, os vampiros também estão desesperados pelo Livro da Vida. Ainda que não consigam usar magia, eles acreditam que o manuscrito é chave para eles descobrirem a origem deles e com isso fugir da extinção que se aproxima.

Da mesma forma que as tias de Diana, Matthew conta com a ajuda da sua espécie. Apesar de muitos não concordarem com o romance, eles unem forças para proteger os dois e auxiliá-los em sua busca pelo manuscrito alquímico. Em destaque, temos o clã Clairmont, especialmente a matriarca Ysabeau (Lindsay Duncan), a cientista Miriam (Alysha Hart)e o herdeiro de Matthew, Marcus (Edward Bluemel).

Os Demônios

Os demônios de A Descoberta das Bruxas

A terceira espécie deste universo, os Daemons são mais conhecidos como Demônios. O papel deles na história é sempre imprevisível, assim como sua natureza. Diferente das outras criaturas, eles não possuem magia ou alguma características físicas que traga alguma vantagem na disputa com os outros grupos, ou alguma habilidade especial que os proteja.

No entanto, eles estão longe de serem indefesos ou inúteis. É em sua mente que encontra todo o seu potencial, podendo florescer tanto na genialidade quanto na psicopatia, por vezes sendo as duas coisas ao mesmo tempo.

Carismáticos, encantadores, intelectuais e verdadeiramente brilhantes, eles utilizam seu potencial ao máximo. Sem medo do excesso ou do perigo, eles são descritos como “estrelas do rock ou serial killers”.

Em alguns casos bem raros, alguns demônios possuem habilidades mentais afiadas, conseguindo ler a mente alheia e ter visões do futuro precisas (sem precisar de rituais, como no caso das bruxas).

A empreitada de Diana e Matthew é auxiliada por alguns demônios, especialmente Sophie Norman (Aisling Loffus) — filha de um casal de bruxos, o que é incomum nessa história — e seu marido Nathaniel Wilson (Daniel Ezra), filho de Agatha (Tanya Moodie), integrante da Congregação. Os dois são fundamentais em alguns capítulos da história do casal, além de serem os pais biológicos de uma bruxa, o que abala as estruturas que regem a sociedade.

A primeira temporada de A Descoberta das Bruxas

Contando com oito episódios, a primeira temporada da série foi lançada em 2019, sendo desenvolvida pela Bad Wolf e distribuída por toda a Europa pela Sky One.

Adaptando os eventos do primeiro livro de Harkness que dá nome ao seriado, na narrativa vemos Diana encontrando o manuscrito e se apaixonando por Matthew.

Servindo para apresentar este universo e introduzir a disputa das criaturas, a trama não perde tempo ao desenvolver os personagens, evoluindo rapidamente (às vezes até demais) alguns arcos.

Assim vemos Diana começando a se aproximar da magia, finalmente desabrochando o seu potencial mágico e descobrindo ser capaz de utilizar habilidades extremamente poderosas e lendárias entre as bruxas. Mas essa missão não é fácil, uma vez que inúmeros inimigos tentam controlá-la e manipular seus dons.

A segunda temporada de A Descoberta das Bruxas

Trazendo 10 episódios, a segunda temporada foi lançada no começo de 2021, e se inicia imediatamente após o final da primeira, literalmente continuando a última cena que vimos, enquanto adapta a história de Sombra da Noite.

Após finalmente entender que seus dons foram atados pelos seus pais, pouco antes da violenta e misteriosa morte deles, Diana conseguiu começar seu treinamento e conquistar o uso de alguns poderes. Enquanto isso, seu romance com Matthew está cada vez mais intenso, o que não ajuda com os ânimos da Congregação das espécies que não tolera essa relação, e continua tentando dominar a feiticeira para que ela invoque o Livro da Vida novamente.

Correndo contra o tempo para continuar seus estudos e tentar encontrar o manuscrito mais uma vez, Diana usa sua magia para viajar no tempo junto de Matthew, voltando para Londres de 1590.

O problema é que ainda que estejam salvos da Congregação, a situação deles não está das melhores. No centro de intrigas políticas, cruzando com figuras históricas importantes como a Rainha Elizabeth I, eles precisam lidar com desavenças entre vampiros e caça às bruxas. Além disso, demônios enciumados e enlouquecidos surgem para a complicar a trama.

Enquanto os dois lidam com isso, os aliados deles continuam em perigo. No centro de conspirações e com a pressão crescente das autoridades da congregação, o grupo de bruxas, vampiros e demônios que se uniram à causa de Diana e Matthew logo descobrem como os vilões não medirão esforços para conseguir o Livro da Vida.

A terceira temporada A Descoberta das Bruxas

A terceira temporada de A Descoberta das Bruxas foi lançada em janeiro de 2022, trazendo os últimos sete episódios da aventura de Diana e Matthew ao adaptar a trama de O Livro da Vida.

Retornando da sua viagem no tempo, Diana e Matthew caem de cara com o ápice do conflito com a Congregação, especialmente após o assassinato de Emily, a tia da protagonista, o que abala todo o grupo e estimula todos em busca de vingança e de uma revolução.

Para deixar tudo mais complicado, agora Diana está grávida de gêmeos, o que quebra todas as regras estabelecidas pelas espécies há muitos séculos, uma vez que a união de uma bruxa e um vampiro pode causar algo imprevisível e que abalará tudo.

Após finalmente conseguir colocar as mãos no manuscrito Ashmole 782, Diana e Matthew tem o poder para mudar de uma vez por todas a sociedade e a vida das criaturas, buscando a vingança que eles também desejam. No entanto, o preço para lidar com isso pode ser grande demais.

Onde assistir à A Descoberta das Bruxas?

No Brasil, as três temporadas de A Descoberta das Bruxas estão disponíveis na plataforma de streaming Globoplay, sendo um dos conteúdos reservados para os assinantes.

Aproveite e veja também: