Executivos da Disney queriam demitir Bob Chapek há um bom tempo, diz nova reportagem

Capa da Publicação

Executivos da Disney queriam demitir Bob Chapek há um bom tempo, diz nova reportagem

Por Flávia Pedro

Bob Chapek, CEO da The Walt Disney Company foi demitido neste último fim de semana e o anúncio da demissão pegou algumas pessoas de surpresa. Mas, aparentemente, a Disney já tinha o interesse em demitir Chapek há um tempo e finalmente o fez, colocando Bob Iger em seu lugar. Bora entender mais dessa treta e o que realmente aconteceu?

Segundo um relatório feito pelo The Hollywood Reporter, o conselho da Disney já tinha tomado a decisão de demitir Bob Chapek desde uma reunião da diretoria que ocorreu em junho de 2022, meses após as polêmicas das diretrizes anti-LGBTQ+. O conselho queria nomear um de seus próprios membros para atuar como CEO interino, enquanto buscavam um candidato mais adequado para assumir definitivamente o cargo.

Após uma série de novas atitudes controversas, o que teria definido de vez o destino de Chapek foi sua demissão brutal do executivo Peter Rice, muito elogiado na indústria por seu trabalho na área de entretenimento e programação. A reportagem do THR também revelou que, quando finalmente decidiram demitir Chapek, o processo foi denominado como “insano”:

“Ele não conseguiu se despedir ou dizer: ‘Decidi renunciar’”, disse a fonte. “Aposto que isso quebrou o recorde do próprio Chapel, de demitir [Peter] Rice em sete minutos. Eles ligaram para [Chapek] e disseram: ‘Você está fora. Nossos advogados vão ligar para os seus advogados.’ Nenhuma declaração dele, nenhum comentário dele, nenhuma graça. É insano pra car****”.

Bob Iger e Bob Chapek

Bob Chapek havia renovado seu contrato no final de junho, mas a decisão de demiti-lo ocorreu em meio a uma turbulência que envolveu o executivo. Scarlett Johansson entrou com um processo contra a Disney por Viúva Negra ter sido lançado no streaming e nos cinemas ao mesmo tempo, mas esse nem foi o único problema…

O executivo também se meteu em uma questão em relação ao projeto de lei anti-LGBTQIA+ da Flórida, o “Don’t Say Gay”, que recebeu financiamento da Disney. Não houve pronunciamento sobre o assunto até a lei ser de fato aprovada, momento em que Bob Chapek resolveu pedir desculpas pelo financiamento e prometeu que doariam US$ 5 milhões para organizações LGBTQIA+.

Sobre o retorno de Iger, foi dito:

“Agradecemos a Bob Chapek por seu serviço à Disney ao longo de sua longa carreira, incluindo a navegação da empresa nos desafios sem precedentes da pandemia”, disse Susan Arnold, presidente do conselho, em comunicado distribuído pela empresa na noite de domingo.“O Conselho concluiu que, à medida que a Disney embarca em um período cada vez mais complexo de transformação da indústria, Bob Iger está em uma posição única para liderar a empresa nesse período crucial”.

Confira também: